Frio vai aumentar no Brasil nesta sexta-feira

07/05/2020 às 15:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 07/05/2020 às 15:24

Oferecimento
Temperaturas abaixo de 0°C voltam a ser registradas. Há condições para geada no Sul e em MS.

Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar está se espalhando sobre o Brasil e até a próxima segunda-feira, 11 de maio, ainda causará muito frio nas Regiões Sul, Sudeste e no Centro-Oeste, mas também com efeitos nos estados de Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. 

 

Embora de forma bastante suavizada em relação ao centro-sul do Brasil, o ar frio desta massa polar chega até a Bahia, ao sul do Tocantins e extremo sul do Pará.

 

 

Temperatura abaixo de 0°C

Temperaturas abaixo de 0°C  já Foram observadas nesta quarta-feira nos estados do sul do Brasil mas nos próximos dias as temperaturas negativas também poderão ocorrer mais vezes na região sul e até nas áreas mais elevadas da região Sudeste como no Alto da Serra da Mantiqueira.

 

Nesta quinta-feira, 7 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura registrada no Brasil foi de 1,3°C abaixo de zero em General Carneiro, no Paraná. Aliás, este estado foi o mais frio do Brasil. 

 

Já o Epagri-Ciram, órgão do governo de Santa Catarina que faz monitoramento meteorológico e ambiental, registrou 1,6°C abaixo de zero em Monte Castelo/Rodeio Grande.

 

Até o dia 7 de maio, a menor temperatura no Brasil, pela medição do INMET e do Epagri-Ciram foi de 3,7°C negativos em Urupema/Parque Exposição (SC), no dia 8 de abril.

 

A estação meteorológica localizada a 2450 metros de altitude, no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Rio De Janeiro, registrou -,5,1°C no dia 30 de abril. Porém, este local não é habitado e está numa altitude muito elevada.

 

 

 

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

10 menores temperaturas no Brasil em 7/5/2020 (INMET e Epagri-Ciram)

 

Cidade

T min (°C) 

Monte Castelo/Rodeio Grande (SC)

-1,6

Ponte Alta do Norte (SC)

-1,5

General Carneiro (PR)

-1,3

Lebon Régis/Rio dos Patos (SC)

-1,3

Curitibanos/UFSC (SC)

-1,1

São Mateus do Sul (PR)

-0,7

Urupema/Parque Exposição (SC)

-0,7

Porto Amazonas/BASF (PR)

-0,5

Mafra/Campo Novo (SC)

-0,4

Porto União/Pintadinho (SC)

-0,3

Fraiburgo/fazenda Liberata (SC)

-0,2

Vacaria/BASF (RS)

-0,1

 

#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.


Previsão de geada

Nesta sexta-feira, 8 de maio, há previsão de temperatura negativa e geada nos três estados da Região Sul do Brasil.  Há condições também de geada no sul de Mato Grosso do Sul.

 

No fim de semana do Dia das Mães,  a geada deve ocorrer nas áreas mais elevadas dos estados do Sul e também no alto da serra da Mantiqueira, na Região Sudeste.  Mas esta geada não vai afetar a região cafeeira.

 

Alimentação saudável para vencer a quarentena e a covid-19

 

Curtindo o friozinho no fim de semana

Não perca a live da Climatempo no sábado, 9 de maio,  às 15 horas. Vamos conversar sobre este frio e saber o que ainda vem por aí!

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

14°
min

28°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR


min

20°
max

0mm / 0%