Ciclone extratropical em formação causa chuva extrema em SC

08/07/2020 às 04:19
por Redação

Oferecimento
Porto Alegre também recebe chuva intensa e acumulado no mês de julho supera a média em 8 dias.

 O processo de formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria, intensificaram áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil,  que provocaram chuva prolongada, moderada a forte em muitas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Choveu de forma persistente por toda a terça-feira, 7 de julho, e a chuva se prolonga por grande parte desta quarta-feira.

 

Grandes volumes estão sendo acumulados e há risco de deslizamentos. As áreas mais atingidas pela chuva são o sul de Santa Catarina, incluindo a região serrana, e o norte/nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre.

 

Entre 2h do dia 7 e 2h do dia 8, o INMET registrou 117 mm em Porto Alegre, quase a média de chuva para todo o mês de julho que é de 141 mm. O acumulado no mês, de 1 julho até aproximadamente 2 horas da madrugada de 8 de julho estava em quase 150 mm.

 

 

 

Quase 250 mm em 24h no sul de SC

Medição do Epagri-Ciram mostrou que choveu 246 mm em Praia Grande/Alvorada, entre 2 horas do dia 7 e 2 horas do dia 8 de julho, aproximadamente. O sul de Santa Catarina está sendo uma das regiões com maior quantidade de chuva provocada no processo de formação do ciclone extratropical. O sistema se organiza entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul até o começo da manhã de hoje.

 

 

Volumes de chuva extremos no sul de SC em 7/7/2020

 

Alerta para mar muito agitado na costa Sul do BR

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

15°
min

27°
max

0mm / 0%