Queimadas aumentam no Centro-Oeste do Brasil

25/07/2020 às 14:51
por Paula Soares

Atualizado 25/07/2020 às 15:01

Oferecimento
Região deve seguir atenta para mais focos de fogo até o fim do mês

No inverno, que é um período mais seco, é comum que os focos de incêndio aumentem no país. A vegetação fica ressecada, e isso contribui para o grande número queimadas.  Neste mês de julho de 2020, já foram observadas vários focos de fogo no país, e os meteorologistas da Climatempo avisam que os números devem aumentar ainda mais nos próximos dias.

 

Desde a última quinta-feira(23), focos de fogo foram detectados pelos satélites de monitoramento ambiental da Nasa, que ficam próxima=os de Cuiabá/MT. Estes focos continuam ativos, e os ventos ajudam a espalhar fumaça por várias regiões, inclusive sobre a capital Cuiabá, como é possível ver nas fotos abaixo:


Queimadas aumentaram 200% no Pantanal em 1 ano

 

AndréBaby_CuiabáMT_fumaça

Foto da fumaça em Cuiabá neste sábado, 25 de julho, por André Baby.

 

AndréBaby_CuiabáMT, fumaça

Foto da fumaça em Cuiabá neste sábado 25 de julho, por André Baby.

 

Neste sábado, os ventos estão do quadrante sul no estado de Mato Grosso do Sul e no sul e sudoeste de Mato Grosso, por causa de uma frente fria e uma massa de ar frio no interior do continente. No domingo(26), os ventos mudam de direção novamente, e passam a soprar de leste e nordeste nestas localidades. A tendência é que o tempo continue muito seco na Região Centro-Oeste do Brasil, principalmente nas áreas do Pantanal. Os meteorologistas da Climatempo avisam que, por enquanto, não há expectativa de chuva significativa na região. Além da falta de chuva, outro fator que contribui para estes focos de incêndio, são as temperaturas elevadas. A previsão é que nos próximos 15 dias, pelo menos, esse ar seco e quente ainda predomine no Centro-Oeste.

 

Até há condições para chuvas isoladas nesse período, mas nada significativo para reverter o quadro de seca.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), no momento, o estado de Mato Grosso é o que lidera o ranking de focos de incêndio no Brasil. Do começo do ano até o dia 24 de julho de 2020, foram registrados 8.453 focos. Mato Grosso do Sul está em segundo lugar, com 3.829, e em terceiro está o Tocantins, com 3.117.

 

Saiba mais:

Com o grande incêndio na Mantiqueira e as queimadas no Pantanal, o podcast O Clima Entre Nós comenta sobre as expectativas do clima para o restante do inverno. Acompanhe!

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

21°
min

32°
max

0mm / 0%