Segunda-feira quente e seca na maior parte do Brasil

02/08/2020 às 12:04
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Temperaturas acima do normal para esta época do ano deverão ser observadas em várias regiões do país

A primeira segunda-feira do mês de agosto será marcada por tempo seco na maior parte do Brasil. Temperaturas acima do normal para esta época do ano deverão ser observadas em várias regiões do país. 

 

Sul

A passagem de uma frente fria afastada por alto mar não consegue causar mudanças no tempo no Sul do Brasil. Nas três capitais da Região, o dia ainda começa frio e com possibilidade de névoa, mas aos poucos as temperaturas entram em elevação e não há previsão para chuva. No interior dos estados, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo do recomendável nas horas mais quentes do dia, por isso é importante redobrar a hidratação e os cuidados com a saúde.

 

Sudeste

A maior parte do Sudeste do Brasil terá uma segunda-feira de sol forte e com altas temperaturas. No entanto, a circulação de ventos ainda colabora para o transporte de umidade sobre o Espírito Santo, o que pode provocar chuviscos ao amanhecer na capital Vitória. No decorrer do dia, praticamente todas as áreas capixabas ainda terão predomínio de sol entre muitas nuvens, mas já sem previsão para chuva. 

 

Nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o dia ainda começa frio, mas aos poucos as temperaturas entram em elevação sobre essas áreas. No interior paulista e mineiro, a segunda-feira será ensolarada e com baixos índices de umidade relativa do ar à tarde.

 

Bloqueio atmosférico impede chegada de frentes frias ao Sudeste

 

Centro-Oeste

O Centro-Oeste do Brasil continua sob predomínio de uma grande e forte massa de ar seco e quente. Com o excesso de calor e a ausência de nebulosidade, o risco de queimadas permanece muito alto em todas as áreas. Além disso, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em praticamente toda a Região. No centro-sul de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá, e no pantanal de Mato Grosso do Sul, os níveis de umidade ficam em situação de alerta, com índices inferiores à 20% nas horas mais quentes do dia.

 

Foto: Odilon Sávio, Goiânia (GO)

 

Nordeste

A circulação de ventos ainda colabora para o transporte de umidade sobre as áreas de costa do Nordeste nesta segunda-feira. O tempo permanece bastante instável, com chuva moderada a qualquer hora, em todo o litoral baiano, inclusive em Salvador, e sobre o estado de Sergipe. O sol aparece entre muitas nuvens, mas não há previsão para chuva, em áreas da Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista - nessas áreas, o excesso de nebulosidade colabora para o alívio da secura do ar. Na costa da Bahia, o mar fica agitado. 

 

No estado de Alagoas, no litoral do Piauí e nas capitais Recife, João Pessoa e Fortaleza, a expectativa é apenas para chuva passageira, sem risco de temporais. Em São Luís, pode chover em forma de pancadas isoladas a partir da tarde, e não se descarta o risco de chuva forte. As demais áreas do interior do Nordeste permanecem com tempo firme e ar muito seco.

 

Norte

A segunda-feira será mais um dia quente e quase sem previsão para chuva na maioria das áreas do Norte do Brasil, que continua com índices de umidade muito baixos nas horas mais quentes do dia. No entanto, a circulação de ventos deixa o tempo instável em todo o estado de Roraima, que recebe chuva a qualquer hora.

 

Em áreas do norte do Pará, no Amapá e no extremo norte do Amazonas, inclusive nas capitais Belém e Macapá, o dia começa com sol forte, mas pode chover de forma isolada à tarde. Nas demais áreas da Região, o tempo permanece firme.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

50mm / 90%

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%