Frente fria chega a São Paulo e quebra bloqueio do ar seco

12/08/2020 às 16:14
por Angela Ruiz

Oferecimento
Ar polar que acompanha o sistema derruba a temperatura neste início da segunda quinzena de Agosto

O bloqueio atmosférico que ganhou força sobre o Sudeste do país e que tem deixado o ar cada vez mais seco está com os dias contados. Os modelos de previsão indicam uma mudança no padrão do tempo a partir do próximo fim de semana que marca a virada para a segunda quinzena do mês.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, uma nova frente fria vai conseguir romper o bloqueio do ar seco, principalmente em São Paulo. Os meteorologistas da Climatempo estão acompanhando as análises e não descartam a possibilidade deste sistema alcançar o Rio de Janeiro. 

 

Neste sábado, 15 de Agosto, o tempo começa a mudar. A frente fria se aproxima e deixa o tempo instável com chuva a qualquer hora do dia no sul paulista, Vale do Ribeira e Baixada Santista. Na capital e na região de Presidente, as pancadas serão rápidas e nas demais áreas paulistas, o sol brilha forte e o ar seco ainda predomina.

 

É a partir de domingo, dia 16 de Agosto, que o tempo vira de vez sobre a maioria das áreas do estado de São Paulo com o avanço dessa primeira frente fria pós-bloqueio. As áreas de instabilidade desta frente fria se espalham e a chuva fica mais generalizada, principalmente na região de Presidente Prudente, no sul e leste de São Paulo, inclusive a capital e a Grande São Paulo. O norte paulista é que irá receber menos chuva. 

 

Este sistema vem acompanhada de uma massa de ar de origem polar que derruba a temperatura. Vai ter muito paulista reclamando do frio. Segundo, a Climatempo, o frio vai persistir pelo menos até a próxima segunda-feira.

 

 

Estimativa para a segunda quinzena

 

Nessa próxima quinzena, duas frentes frias fortes vão passar por São Paulo, trazendo alerta de chuva e ventos fortes, prevê a meteorologista Aline Tochio. 

 

A primeira agora no dia 16 de Agosto e outra por volta do dia 20. Além das frentes frias, toda a circulação de ventos entre a baixa e média atmosfera estará concentrada sobre São Paulo, mantendo altas as condições de chuva, mesmo que não tenha frente fria atuando. Por isso, a segunda quinzena de agosto será totalmente diferente da primeira, informa a meteorologista.

 

O destaque será muita chuva para os padrões de agosto e duas fortes massas polares que irão acompanhar os sistemas durante sua passagem. A sensação será de frio!

 

acumulado de chuva 5 dias

 

Fique ligado!

 

Acompanhe nos próximos dias no site www.climatempo.com.br e no canal de notícias todas as atualizações da previsão e as informações da chegada desta frente fria e se irá ocorrer o deslocamento deste sistema para outras áreas do Sudeste. Fique de olho também se você ver uma barra vermelha no site. É sinal de alerta para informações e situações de perigo. 

 

Leia também: Tem chuva de meteoros no céu  

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%