Três ideias do Brasil vencem final nacional e disputam €10 mil

17/08/2020 às 12:29
por Redação

Atualizado 29/10/2020 às 14:13

Oferecimento
EcoCiclo, Nullcarbon e Sistemas Integrados foram as selecionadas para a próxima fase da ClimateLaunchpad.

Três ideias brasileiras de negócios voltados ao meio ambiente foram selecionadas para a próxima fase da competição mundial ClimateLaunchpad. O resultado da Fase Nacional foi anunciado na última quinta-feira (13.08), em um evento online. As startups EcoCiclo, Nullcarbon e Sistemas Integrados foram escolhidas para representar o Brasil na disputa, que vai premiar a melhor ideia verde do mundo com até 10 mil euros.

 

A ClimateLaunchpad é uma iniciativa da Climate-KIC, organização da União Europeia que apoia a busca por soluções de problemas relacionados a mudanças climáticas e de impactos positivos para o meio ambiente. Realizada desde 2014, a competição estimula inovações que contribuem para promover uma economia de baixo carbono.

  

ecociclo

Hellen Nzinga, Patricia Zanella, Adriele Menezes e Karla Godoy, fundadoras da EcoCiclo (Divulgação/Divulgação)

 

 

É do Brasil!

 

As três ideias brasileiras classificadas oferecem produtos diferentes, mas com o objetivo comum da sustentabilidade. A EcoCiclo inventou um absorvente biodegradável 100% brasileiro que reduz o impacto provocado pelos 500 anos de decomposição do absorvente comum e emprega mulheres através da produção.

 

Já a Nullcarbon criou uma plataforma que registra a quilometragem percorrida por pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte. A proposta é transformar as pedaladas em créditos de carbono para que possam ser vendidas no mercado voluntário e, desse modo, o ciclista recebe por poluir menos o meio ambiente.

 

A Sistemas Integrados, por sua vez, pensou em um sistema  que recupera pastagens degradadas com um sistema regenerativo que tem como base a pecuária de leite e o cumbaru, uma leguminosa nativa do Cerrado brasileiro.

 

As três iniciativas finalistas agora precisam passar pela seletiva regional, em setembro, na qual concorrerão com os melhores negócios da Argentina, Uruguai, Colômbia, Jamaica e Canadá. 

 

Aqui na Climatempo tempo você conheceu todos os oito negócios brasileiros que estavam disputando esta etapa nacional. As iniciativas foram contadas na série de podcasts “O que eu ganho com isso?”, que pode ser acessada nos links abaixo.

 

App promete trocar seus passos por produtos do comércio

 

Startup conecta produtores e consumidores de energia renovável

 

Plataforma cria pontes para replicar modelos de agrofloresta

 

Criação de abelhas gera empregos e protege Amazônia

 

Empresárias criam absorvente biodegradável 100% brasileiro

 

Tecnologia diminui riscos de alagamentos em cidades

 

Ciclistas poderão receber dinheiro por rodar pela cidade

 

Pastagem degradada pode ser recuperada com pecuária e leguminosa

 

ClimateLaunchpad

No Brasil, a ClimateLaunchpad é organizada, desde 2018, pela Climate Ventures, plataforma de inovação para acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono no Brasil e de articulação de lideranças de governo, sociedade civil e setor privado. A competição tem o apoio do Instituto Clima e Sociedade, Pipe.Social, Fundo Vale e Cargill. No ano passado, o país foi representado na final global, realizada em Amsterdam, pelas startups Green Mining, Programa Mais e Global Forest Bond.

 

 

2eee70d5f501b93e0a5f09d505497b1e