Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Depressão Tropical avança na Península de Yucatan

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Depressão Tropical avança na Península de Yucatan

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Análise da Depressão Tropical

    A Depressão Tropical Quatorze centrada próxima de 15,4 °N de latitude 83,1 °O de longitude às 06h00 (horário local de Brasília), segundo a última atualização do National Hurricane Center (NHC/NOAA) a aproximadamente 30 km do Cabo de Dios, na fronteira de Nicarágua e Honduras. O sistema está se deslocando de Oeste-Noroeste com velocidade de 10 nós (aproximadamente 19 km/h). O centro de baixa pressão estimado é de 1007 mb. Os ventos sustentados chegam a alcançar 30 nós (55 km/h), com rajadas chegando aos 40 nós (aproximadamente 75 km/h).  Nota-se convecção moderada entre 555 km e 120 km  dos quadrantes Nordeste e Noroeste.

     

    Previsão para os próximos dias

     

    O centro do sistema se move próximo ou nas áreas costeiras do norte de Nicarágua e nordeste de Honduras, incluindo as Ilhas Bay hoje e se aproximam da costa leste da Península de Yucatan, no México, neste sábado (22). O centro do sistema deve cruzar a Península de Yucatan no sábado à noite  e se desloca no centro-sul do Golfo do México no domingo (23). A previsão indica que o sistema ganha força nos próximos dias e a depressão deve passar à categoria de Tempestade Tropical ainda nesta sexta-feira (21). O sistema ainda deve ficar próximo ou categorizado como Furacão quando alcança a Península de Yucatan do México no final deste sábado. A perda de força do sistema é esperada quando o sistema atravessa a Península de Yucatan no sábado (22) à noite. O sistema ganha força no domingo (23), quando ele se move nas áreas do oceano e entra no sul do Golfo do México.

     

    Desastres que podem acontecer em terra

    Ventos: Condições de tempestade tropical são esperadas primeiramente no leste da costa de Yucatan, com aviso para a área nesta tarde de Sábado, fazendo com que atividades ao ar livre se tormem difíceis ou perigosas. Condições de Furacão são possíveis entre a área de atenção até o final do sábado.

     

    Condições de tempestade tropical são possíveis nas áreas de aviso no norte da costa da Península de Yucatan no sábado à noite e no domingo.


    CHUVA: A depressão deve produzir o seguinte acumulado de chuva até domingo: Porções orientais dos estados mexicanos de Quintana Roo e Yucatan: 76 a 152 mm, totais máximos isolados de 254 mm. Esta chuva pode resultar em áreas de inundações repentinas.

     

    Honduras oriental: 51 a 112 mm.

     

    Nordeste da Nicarágua e Ilhas Cayman: 25 a 51 mm.

     

    Veja ainda: NOAA prevê temporada ativa de furacões no Atlântico em 2020

     

    FONTE:  65/5000 Imagem de satélite Geocolor do Atlântico Ocidental. Gráficos: CIRA NOAA

    FONTE:  Imagem de satélite Geocolor do Atlântico Ocidental. Gráficos: CIRA NOAA

    Texto traduzido por João Basso, meteorologista da Climatempo.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias