Nova frente fria chega ao RS e BR ainda tem calor acima dos 40°C

11/09/2020 às 07:05
por Redação

Atualizado 11/09/2020 às 09:40

Oferecimento
Confira as áreas com chance de chuva hoje e os alertas e riscos meteorológicos para esta sexta

Apesar do calor intenso, o ar muito seco que predomina sobre o Brasil inibe a formação de nuvens sobre a maior parte do país. 

Nuvens carregadas, que podem provocar chuva forte,  se formam  entre Roraima, o Amazonas, Rondônia e Acre.

Uma frente fria e áreas de instabilidade se afastam no mar, entre o litoral de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Mas, as nuvens de outra frente fria já estão chegando ao Uruguai e nesta sexta-feira começam a entrar no  Rio Grande do Sul.

 

mapa-previsao-1109

 

 

Previsão do tempo para sexta, 11 de setembro

A chegada de uma nova frente fria traz chuva forte para a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.  A chuva pode começar pela manhã. Mas para maioria das áreas do RS, a previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Para Porto Alegre, para a região do planalto gaúcho, na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul catarinense a previsão é de um dia com sol e a chuva só deve vir à noite.

 

Hoje não chove em Florianópolis, que teve chuva quase todos os dias desde o início de setembro.

 

As demais áreas da Região Sul, todo o Sudeste, o Centro-Oeste e a maioria das áreas do Nordeste e parte do Norte, passam esta sexta-feira com muito sol e calor, e com baixa umidade no ar

 

Previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite no  Acre, no norte de Rondônia, no Amazonas, Roraima e no oeste do Pará.

 

 

Foto de Antonio Reis, São José do Norte (RS)

 

 

Calorão continua

O calor intenso ainda será observado por quase todo o país nesta sexta-feira. Temperaturas muito elevadas especialmente no Centro-Oeste. Os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 37°C e 42°C

 

6 maiores temperaturas registradas no Brasil pela medição automática e convencional do INMET

 

Cidade

UF

T max (°C)

Cuiabá

MT

42.6

Poxoréo

MT

42.3

Conceição Do Araguaia

PA

41.7

Diamantino

MT

41.5

Padre Ricardo Remetter

MT

41.4

S.J. Do Rio Claro

MT

41.3

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Para esta sexta-feira, 11 de setembro, a Climatempo alerta para temporais no nordeste do Amazonas, incluindo a capital, Manaus.

 

As outras áreas do Amazonas, no Acre, no norte de Rondônia e em Roraima, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de forte intensidade.

 

No Sul do Brasil, alerta também para chuva forte, raios e fortes rajadas de vento na fronteira com o Uruguai. O centro-leste do Rio Grande do Sul fica em atenção para chuva e ventos moderados a fortes e risco de raios.

 

A faixa norte da Região Nordeste fica em atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, entre 40 e 55 km/h 

 

No Sudeste, atenção para rajadas de vento com até 60 km/h no litoral norte do RJ e na região dos Lagos. Atenção para rajadas de vento com até 50 km/h na região da cidade do Rio e de Vitória, no ES

A região da serra do RS e de SC e o sul de SC podem ter rajadas de até 60 km/h.

 

Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% devem ser observados na maior parte do interior do país. Em MT, MS, GO, DF, no oeste e norte de SP e no oeste de MG, os níveis de umidade continuam muito baixos e ficam entre 10% e 19%.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

32°
max

20mm / 90%

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

8mm / 90%