São Paulo terá um pouco de chuva esta semana

14/09/2020 às 05:40
por Redação

Atualizado 14/09/2020 às 06:27

Oferecimento
Umidade no ar mínima ficou entre 14% e 16% nos últimos três dias. Saiba como fica o tempo esta semana.

O calor e a secura do ar estão predominando no estado de São Paulo neste mês de setembro. Desde o início do mês, temperaturas de 37°C a 39°C estão sendo frequentes no oeste e no norte do estado. A capital paulista bateu o recorde de calor para este ano na tarde do sábado, 12 de setembro, com 34,1°C de temperatura, pela medição do INMET. A tarde do domingo, 13, foi marcada por ar muito seco, o valor caiu para 14% de umidade às 15 horas, valor que igualou o recorde do ano que já havia sido registrado em 27 de janeiro.

 

Esta foi a sétima tarde com umidade relativa do ar abaixo de 20% ás 15 horas, desde o início de setembro.



Variação da umidade relativa do ar em São Paulo de 1 a 13 de setembro de 2020



Até agora, as frentes frias que passaram pelo litoral paulista só tiveram força para refrescar as praias paulistas. Mas nesta semana, mais duas frentes frias vão passar pelo litoral de São Paulo com um pouco mais de força e vão conseguir trazer um ar mais úmido e frio não só para o litoral, mas também para a Grande São Paulo e para áreas como o Vale do Paraíba e do Ribeira.

 

 

Foto de Flávia Alessandra, São Paulo (SP)

 

 

Calor e um pouco de chuva hoje na Grande SP

Uma frente fria chega ao litoral paulista nesta segunda-feira, 14, e provoca aumento da nebulosidade e dos ventos no sul e no leste do estado. 

 

O sol e o calorão predominam o dia todo na Grande São Paulo e a previsão é de um pouco de chuva só à noite. O litoral pode ter um pouco de chuva durante a tarde e à noite. As outras regiões pelo interior paulista passam mais um dia calorento e muito seco.

 

Na terça-feira, 15, São Paulo vai ter seu dia fresquinho e úmido e vai respirar melhor. Mas na quarta já esquenta de novo. Veja o sobe e desce da temperatura esta semana.

 

Variação da temperatura em São Paulo

 

Atenção para fortes rajadas de vento

A formação de um ciclone bomba na costa da Região Sul provoca fortes rajadas de vento em algumas áreas do estado de São Paulo nesta segunda-feira, 14, e em parte da terça-feira. 

Para a Grande São Paulo, a previsão é de rajadas de vento com até 60 km/h. O litoral e o Vale do Ribeira, região de Itapetininga, de Sorocaba podem ter rajadas com até 70 km/h. Região de Avaré, Campinas, Piracicaba, Vale do Paraíba, Bragança Paulista poderão registrar rajadas de até 60 km/h.

O centro-oeste e norte de São Paulo não vão sentir aumento relevante na velocidade do vento por causa deste ciclone.

 

Segunda frente fria da semana

A segunda frente fria da semana passa pelo litoral de  São Paulo durante próximo fim de semana, e esta vem com mais força, com potencial para provocar mais chuva.

A previsão é de aumento de umidade e chuva no sul e no leste do estado de São Paulo, mas desta vez, além da Grande São Paulo e do litoral, áreas como Sorocaba, Campinas e alguns locais do Vale do Paraíba poderão ter também alguma chuva.



Para mudar este quadro de secura e de calor é preciso uma grande frente fria. Isto deve ocorrer na semana que vem, na virada do inverno para a primavera.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

31°
max

5mm / 90%