Previsão de chuva para o Pantanal nos próximos dias

15/09/2020 às 17:25
por Redação

Oferecimento
Frente fria esperada para o início da Primavera aumenta a expectativa para chuva. Veja as áreas com maior chance no mapa

Uma forte massa de ar seco predomina no Centro-Oeste do país. A quarta-feira será marcada pelo calor intenso, com temperaturas subindo rapidamente e umidade do ar em queda. Na quinta-feira, 17, alguns locais na fronteira com o Paraguai podem ter pancadas de chuva. 

 

O estado de Mato Grosso do Sul sente os efeitos do calor extremo e da falta de chuva há vários meses, como ocorre por quase todo o Centro-Oeste. Foi decretado “estado de emergência” por causa da enorme quantidade de incêndios espalhados por todas as regiões do estado. 

 

Com o solo, o ar e a vegetação muito secos, o descuido  humano e o aumento das queimadas nesta época que antecede o plantio da safra de verão,  os incêndios se alastram e saem fora de controle facilmente.

 

O parque estadual das Nascentes do Rio Taquari, na região de Costa Rica, é a mais recente reserva florestal que está em chamas no Centro-Oeste do Brasil. 

 

Foto de Waldeli dos Santos Rosa, Costa Rica (MS)

 

 

Mas, quando volta a chover?

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a expectativa de um pouco de chuva para o fim desta semana. Isto não significa que esta chuva vai conseguir apagar os incêndios florestais de todas as regiões de Mato Grosso do Sul, mas deve reduzir a fumaça e o calorão em alguns locais. A grande frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. A atuação desta frente fria sobre o Brasil deve ser observada  entre os dias 19 e 23 de setembro. 

 

Primavera vai começar com grande frente fria no Brasil

 

Os mapas abaixo mostram o acumulado de chuva previsto para os próximos dias. Entre os dias 15 e 19/09, o norte do Mato Grosso do Sul continua seco. No centro-sul e leste do estado o volume de chuva pode acumular até 20 mm.    

 

mapa1pentada

 

Mas é no sábado, 19 de setembro, que áreas de instabilidade devem se desenvolver em diversas área de Mato Grosso do Sul provocando pancadas de chuva em várias regiões do estado. Porém, a região com menor chance de chuva é justamente o norte de Mato Grosso do Sul. A possibilidade de chuva no Parque Estadual das Nascente do Rio Taquari não é muito grande. O mapa do período entre 20 e 24/09 mostram acumulados que podem chegar até 30mm.  

 

 

mapa2pentada

 

Há expectativa de mais áreas de chuva na próxima semana sobre o Mato Grosso do Sul. No período entre 25 e 29/09, o acumulado de chuva pode chegar a 60 mm em áreas do sul e do norte do estado. 

 

mapa3pentada

 

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília.

 

Leia também: Ciclone bomba se afasta para alto mar  

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%