Chuva e frio em São Paulo e no Rio de Janeiro nos próximos dias

20/09/2020 às 10:04
por Redação

Atualizado 20/09/2020 às 10:35

Oferecimento
O avanço de uma forte frente fria provoca uma virada radical no tempo nos dois estados. Confira!

Depois de vários dias quentes e secos, os estados de São Paulo e Rio De Janeiro voltam a ter chuva expressiva e temperaturas mais amenas. O deslocamento de uma frente fria organiza as instabilidades que vão atuar nestes estados nos últimos dias do inverno, e mesmo com o afastamento deste sistema, as instabilidades vão permanecer ativas também no começo da primavera.

 

Primavera 2020 com La Niña

 

Chuva se espalha sobre São Paulo e chove também no interior

Com o deslocamento da frente fria, o tempo fica fechado e chuvoso em São Paulo neste domingo(20). A chuva consegue atingir também o interior do estado, que já estava sofrendo com a seca por um longo período. Não há expectativa de temporal, mas a chuva acontece em vários momentos com fraca a moderada intensidade.

 

Atenção para rajadas de vento! Especialmente entre a tarde e a noite, há condições para rajadas moderadas a fortes entre 40 e 60 km/h.

 

Na segunda-feira a frente fria já se afasta, mas o tempo continua instável. Entre segunda e terça-feira o céu continua nublado. A chuva acontece de forma frequente com moderada a forte intensidade em alguns momentos. As rajadas de vento variam entre 35 e 50 km/h.

 

As temperaturas diminuem bastante entre domingo e a quarta-feira. Serão dias bem mais amenos no litoral e na capital, até com sensação de frio, comparando com os últimos dias. 

 

Veja aqui como ficam as temperaturas na capital paulista.

 

No interior as temperaturas não caem tanto em áreas do centro-norte e oeste do estado, mas dá uma refrescada em relação ao calorão de quase 40°C dos últimos dias.

 

Foto de Paula Soares, São Paulo (SP)

 

Rio de Janeiro em alerta

Ao longo deste domingo o céu fica encoberto no Rio de Janeiro e ocorrem pancadas de chuva. Especialmente no fim da tarde e a noite, essas pancadas se intensificam e há risco de temporal, que começa de forma isolada e fica mais generalizado no decorrer da noite e madrugada, 

inclusive na cidade do Rio. A temperatura cai bastante em relação aos últimos dias e a máxima já não passa dos 24°C na capital.

 

Veja aqui como ficam as temperaturas na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias

 

Entre segunda, terça e quarta o estado ainda segue em alerta para temporais. O predomínio ainda será de céu nublados nesses dias e chove em vários momentos. Grandes volumes devem ser acumulados no primeiros dias da primavera, já que a estação já começa no dia 22 de setembro, terça-feira. Dentre estes dias, rajadas pontuais podem ser esperadas na ordem de 50 a 70 km/h.

 

O grande volume de chuva pode provocar alagamentos. Fique atento!

 

Mar agitado com risco de ressaca

Além da chuva, neste início de semana o mar fica agitado nas praias do Sudeste e há risco de ressaca!
Nesta segunda-feira o mar fica agitado nas praias entre São Paulo e Rio de Janeiro, com ondas  entre 2,5 a 3,0 metros. Há risco de ressaca pelo, segundo a Marinha do Brasil, até a terça-feira de manhã, dia 22 de setembro. Fique atento aos alertas emitidos pela Marinha e proteja-se!

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%