Saiba como fica o clima no Sudeste na primavera 2020

20/09/2020 às 23:35
por Redação

Atualizado 05/05/2021 às 10:20

Oferecimento
Convergência de ventos vai favorecer dias de muita chuva para MG, RJ e ES. Confira!

 

A primavera de 2020 começou no dia 22 de setembro, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 (Brasília) do dia 21 de dezembro. 

 

Em quase todo o Brasil, a primavera é uma estação de transição do Clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como o “primeiro verão”.  

 

Primavera significa aumento da chuva e do calor para a maioria das áreas do Brasil, mas em quase todo o Nordeste, é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante grande parte da primavera. 

 

Primavera com La Niña

Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração.

 

 

Primavera 2020 na Região Sudeste

No Sudeste do Brasil, não se pode estabelecer uma relação direta do fenômeno La Niña com a precipitação sobre a Região. A maior influência é na temperatura que tende a ficar um pouco abaixo do normal.

 

Durante a primavera de 2020, a previsão é de que ocorram convergências de ventos forçando maior concentração de umidade sobre os estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo, facilitando a ocorrência de chuva. 

 

Em outubro, a chuva privilegia São Paulo, mas em novembro e em dezembro, a chuva será mais frequente e volumosa sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

Entenda as cores nos mapas abaixo

Mapa de anomalia de precipitação

- os tons de azul representam anomalias positivas (chuva acima da média normal); os tons em laranja indicam anomalias negativas (chuva abaixo da média normal)

 

Mapa de anomalia de temperatura máxima

- os tons de azul representam anomalias negativas (temperatura abaixo da média normal); os tons em laranja indicam anomalias positivas (temperatura acima da média normal)

 

 

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sudeste em outubro de 2020

 

 

 

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sudeste em novembro de 2020

 

 

 

SUDESTE DEZZ

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sudeste em dezembro de 2020

 

 

Confira abaixo a tendência completa na Região Sudeste, com análises de Filipe Pungirum, meteorologista da Climatempo. 

 

 

No episódio do podcast "O Clima entre Nós"  os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Filipe Pungirum também comentam a primavera 2020 na Região Sudeste. 

 

 

Ouça também:

 

Podcast: La Niña influencia o clima na primavera no Brasil

 

Furacões: previsíveis e perigosos

 

São Paulo: da garoa aos temporais

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%