Primavera começa com chuva e frio em São Paulo

21/09/2020 às 17:19
por Angela Ruiz

Oferecimento
Será um dia de alerta para o risco de temporal e mar agitado

A primavera começa nesta terça-feira, às 10h31 e o primeiro dia da nova estação será marcado pela chuva e o frio em várias áreas do estado de São Paulo.

 

Região Sudeste: Tendência do clima para a Primavera 2020

 

Nesta terça-feira, a chuva se intensifica no estado. O fluxo de umidade já presente na atmosfera, a mudança na circulação de ventos baixos e médios níveis da atmosfera vão favorecer o aumento das áreas de instabilidade.

 

Em todas as áreas do centro-leste do estado, municípios vizinhos ao sul de Minas Gerais e Rio De Janeiro ficam em alerta para o risco de temporais, chuva e ventos fortes, raios, inclusive na capital e litoral paulista, região de Campinas, Piracicaba, Bauru, Vale do Paraíba e região do Alto Tietê.  temperatura continua baixa.  

 

No oeste e norte do estado, o céu fica cheio de nuvens intercalando períodos de sol com chuva moderada a forte com raios e ventos a qualquer hora do dia. 

 

Atenção para chuva e ventos fortes 


Na Grande São Paulo a chuva deve se intensificar entre madrugada e manhã de terça-feira, podendo ser fortes e acompanhadas de rajadas de vento de até 50 km/h. Entre a tarde e a noite chove com fraca a moderada intensidade. Na região do Vale do Paraíba, Baixada Santista e litoral norte, a chuva pode ocorrer com até forte intensidade entre a madrugada e o início da tarde de terça-feira, com risco de raios e rajadas de vento de até 60 km/h. 

 

Foto: Marcelo-Pinheiro - São Paulo - SP

 

Mar agitado


A presença de um ciclone extratropical em alto mar provoca ventos fortes sobre o oceano e o mar continua agitado, nesta terça-feira em toda a costa paulista, com ondas que podem chegar aos 3 metros de altura. Veja mais detalhes sobre o mar aqui 

 

Quando volta a esquentar?

 

Na quarta-feira, a tendência é de diminuição das instabilidades sobre o estado de São Paulo. No oeste do estado, o sol volta a brilhar mais forte e não chove. A temperatura sobe. No litoral paulista, o dia ainda será marcado por muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Na capital, região metropolitana e as demais áreas, o sol aparece entre nuvens e não chove. A temperatura começa a subir.

 

Na quinta-feira, o ar seco volta a ganhar força e o sol aparece forte no estado de São Paulo. Até o final da semana os termômetros voltam a marcar temperaturas altas em diversas localidades do estado.  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 90%