Oferecido por
Com o avanço da massa de ar polar sobre o Sul do Brasil, o dia começa frio em muitas áreas da Região, nesta terça-feira. Nos pontos mais altos da serra gaúcha e especialmente de Santa Catarina, região de Urubici e São Joaquim, há possibilidade de geada ao amanhecer.
Nesta terça-feira, o vento úmido que sopra do mar deixa o céu nublado com chuviscos no Paraná. Na capital Curitiba, região de Ivaí, região central de Santa Catarina, áreas de serra gaúcha e catarinense, Grande Porto Alegre, norte e região central do Rio Grande do Sul, o sol aparece com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde. Não há alertas. Nas demais áreas, não chove.
Mais chuva para a virada do mês
No decorrer desta semana, muitas áreas de instabilidade vão se espalhar sobre a Região Sul do Brasil com a chegada de uma nova frente fria, alertam os meteorologistas.
Observe no mapa abaixo que as áreas em azul e roxo já mostram acumulados de chuva entre 05 e 10 milímetros em várias localidades da Região. A chuva forte se concentra especialmente no Rio Grande do Sul, com destaque para os dias 30 de setembro e 02 de outubro e entre os dias 08 e 11 de outubro. Neste período de dias, os temporais são intensos com chuva e vento fortes e até possibilidade alta para queda de granizo. O leste gaúcho pode acumular volume de chuva entre 100 e 150 mm até o dia 02 de Outubro. Na região metropolitana de Porto Alegre e costa norte do estado nas projeções do mapa pode acumular volumes superiores a 150 mm.
Geada tardia
O ar polar que acompanha a nova frente fria prevista para os próximos dias no Sul, provoca queda de temperatura, especialmente na fronteira com o Uruguai e trechos de serra gaúcha e catarinense. Os meteorologistas alertam para ocorrência de geada no dia 03 de Outubro, como mostra o mapa abaixo.
Observe que o mapa abaixo de temperatura mínima abaixo de 10ºC na fronteira.
Leia também: Inverno amazônico é única esperança para conter queimadas
Foto: Ricardo - Errechim - RS