Céu nublado e cinza em São Paulo

08/10/2020 às 15:27
por Redação

Atualizado 08/10/2020 às 17:30

Oferecimento
As camadas de ar poluídas que se deslocam do interior do país ainda pioram a qualidade do ar

Por João Basso, meteorologista

 

As estações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) ainda mostram qualidade do ar variando entre moderada a muito ruim. As medições realizadas através destas estações nos permitem afirmar que a quantidade de poluentes transportada pelas queimadas das áreas do interior do país (Regiões Centro-Oeste e até do interior de Minas Gerais) e também do Pantanal, ainda é elevada.


No interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Preto, a estação de qualidade do ar, aponta índice muito ruim. A principal fonte de poluente é o material particulado, formado por partículas grossas, que também estão associadas às queimadas que ocorrem no interior. Clique aqui e saiba mais sobre os índices de qualidade do ar.

 

image

Imagem de satélite (canal infravermelho) das 14:10 (horário local de Brasília) sobre áreas de São Paulo e do interior do Brasil.

 

Piora na qualidade do ar, mesmo com chuva


A circulação dos ventos nos próximos dias se intensifica de noroeste e nordeste sobre São Paulo. Com isso, as camadas de ar poluídas que são transportadas do interior, seguem avançando sobre o interior de São Paulo e também para as áreas da capital e litorânea.


Poluentes fazem muito mal à saúde


A concentração alta de poluentes atmosféricos faz muito mal à saúde e os principais sintomas associados à poluição são a tosse seca e cansaço.
Veja mais em: https://www.climatempo.com.br/noticia/2016/04/09/os-efeitos-da-poluicao-na-sua-saude-0101

 

Quando a qualidade do ar melhora?


Neste domingo, depois do avanço de uma frente fria, a qualidade do ar deve melhorar sobre o estado de São Paulo. Os ventos devem soprar predominantes de sudeste, dispersando as camadas de ar poluídas para as áreas do interior do Brasil, especialmente sobre Goiás e o estado de Minas Gerais.


É importante ressaltar que a melhora na qualidade do ar só deve acontecer mesmo quando as queimadas deixarem de ocorrer. A diminuição de poluentes que é decorrente da circulação atmosférica, só deve amenizar os impactos dos poluentes emitidos.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%