Sudeste do Brasil terá muita chuva até o fim de outubro

18/10/2020 às 12:13
por Redação

Oferecimento
Volumes acumulados poderão ultrapassar 100mm em várias áreas da Região

No decorrer da segunda quinzena de outubro de 2020, a combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, com a presença de ar úmido e quente vai estimular a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, com potencial para grandes volumes de chuva acumulados. 

 

O mapa abaixo mostra a média de chuva normal para outubro  no Brasil, calculada pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - para o período de 1981 a 2010, com destaque para a Região Sudeste. Para a maioria das áreas do Sudeste, a média de chuva varia de 100 a 140 mm. Em áreas do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Mantiqueira, Vale do Paraíba (SP), norte e centro-oeste de São Paulo, a média de chuva varia de 140 a 180 mm.

 

normais

Climatologia de chuva para outubro no Brasil, com destaque para a Região Sudeste
 

As últimas rodadas dos modelos de previsão do tempo vem indicando de forma insistente uma condição bem úmida nos próximos 15 dias para o Sudeste do Brasil.

 

De acordo com os prognósticos a última semana do mês será de muita chuva. A indicação é de elevados volumes entre os dias 26 e 30 de outubro. A chegada de uma frente fria por volta do dia 25 deste mês e a formação de uma grande área de baixa pressão, juntamente com as condições de vento favoráveis na média e alta atmosfera serão os responsáveis pelo elevado volume de chuva.

Os volumes mais elevados são esperados para Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo.

 

Os mapas a seguir mostram a projeção do volume de chuva estimado pelo modelo atmosférico GFS, para as pêntadas de 18 a 22 e de 22 a 27 de outubro de 2020, com destaques para a Região Sudeste.

 

1

Modelo atmosférico GFS: volume de chuva estimado entre 18 e 22 de outubro de 2020

 

2

Modelo atmosférico GFS: volume de chuva estimado de 23 a 27 de outubro de 2020

 

Observe os volumes de chuva previstos para as faixas de cores destacadas nos quadrados vermelhos. Para a maioria das áreas da Região Sudeste, isto representa toda a chuva de outubro. Se as previsões se confirmarem, várias áreas especialmente de Minas Gerais terão em 15 dias mais chuva do que a média normal para todo mês de outubro.

 

Leia também: Chuva será volumosa no Centro-Oeste até o fim de outubro

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%