Retomada verde é tema de ciclo de debates

19/10/2020 às 14:51
por Redação

Atualizado 29/10/2020 às 13:54

Oferecimento
Eventos são parceira da Convergência pelo Brasil e da ICC Brasil.

A Convergência pelo Brasil e a ICC Brasil (Câmara de Comércio Internacional no Brasil) convidam para o início da série de webinars “Agenda Prática para a Retomada Verde”, cujo objetivo será discutir e propor caminhos para concretizar ações que potencializem o crescimento econômico brasileiro com foco no meio ambiente. Participarão dos debates: ex-ministros da fazenda, ex-presidentes do Banco Central e autoridades internacionais.


A primeira webinar terá como tema “Precificação de carbono: Oportunidades e riscos para o Brasil em uma economia de baixo carbono”, com a participação do ex-ministro da Fazenda e signatário da Convergência pelo Brasil Joaquim Levy; do diretor de Política Internacional da International Emissions Trading Association (IETA), Stefano de Clara; e do diretor de Finanças Sustentáveis da SITAWI, Gustavo Pimentel. A moderação será da diretora executiva da ICC Brasil, Gabriella Dorlhiac.


O evento será transmitido ao vivo no dia 20 de outubro, das 9h às 10h30 (horário de Brasília) pelos canais do YouTube da ICC Brasil e do Instituto Clima e Sociedade – iCS. O debate será em inglês, com tradução para o português em tempo real.


O próximo tema desse ciclo de debates será a construção de uma “Reforma Tributária Verde”, com as participações já confirmadas do ex-ministro Gustavo Krause e Ian Parry, especialista-chefe em Política Fiscal Ambiental do Fundo Monetário Internacional (FMI).


Também já está programada a webinar para tratar sobre “Comércio internacional e barreiras climáticas e ambientais”, contando como convidado, entre outros, o diretor do Conselho e Comitê de Negociações Comerciais da Organização Mundial do Comércio (OMC), Victor do Prado.

 

 22e181ea-8ea3-4985-a9ff-722b820d4179

Webinar “Precificação de carbono: Oportunidades e riscos para o Brasil em uma economia de baixo carbono”, dia 20 de outubro, das 9h às 10h30 

 

Histórico

A série de webinars “Agenda Prática para a Retomada Verde” marca a parceria entre a ICC Brasil e a Convergência pelo Brasil com o objetivo de ajudar o Brasil a encontrar e adotar caminhos que levem a uma atividade econômica sustentável.


A ICC Brasil é o braço no país da International Chamber of Commerce (ICC), maior organização empresarial do mundo, e traz todo seu know-how para o debate devido ao seu alcance global e acesso a importantes agentes privados e públicos sobre os temas que serão discutidos. Globalmente, a ICC é a porta-voz oficial do setor privado nas COPs e é a única organização empresarial com assento de observador da Assembleia-Geral da ONU.


A série de webinars também marca a segunda fase da Convergência pelo Brasil, projeto que reuniu de maneira inédita 18 ex-ministros (a) da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central num movimento suprapartidário e que culminou na publicação de uma carta com o objetivo de trazer ao primeiro plano a questão ambiental como fundamental para o país entrar numa rota de crescimento econômico sustentável.


A divulgação da carta ocorreu no dia 14 de julho passado e foi assinada por Alexandre Tombini, Armínio Fraga, Eduardo Guardia, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Krause, Gustavo Loyola, Henrique Meirelles, Ilan Goldfajn, Joaquim Levy, Luíz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega, Marcílio Marques Moreira, Nelson Barbosa, Paulo Haddad, Pedro Malan, Pérsio Arida, Rubens Ricupero e Zélia Cardoso de Mello.

 

Como Assistir

Em Inglês:

ICC Brasil

iCS


Em Português:

ICC Brasil

iCS

 

Sobre a Convergência pelo Brasil

Dezoito ex-ministros (a) da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central uniram-se para construir a carta Convergência pelo Brasil com o objetivo de salientar a importância de atrelar a questão ambiental como um pilar fundamental para a economia do Brasil conseguir crescer de forma sustentável.


A Convergência pelo Brasil é coordenada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pelo Instituto O Mundo que Queremos. Na carta, foram elencados quatro pontos essenciais para que o Brasil volte a crescer:

– Promover a economia de baixo carbono;

– Acabar com o desmatamento na Amazônia e no Cerrado;

– Aumentar a resiliência climática;

– Impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.


Para mais informações, acesse o site.

 

Sobre a ICC Brasil

A ICC Brasil reúne no país os membros da International Chamber of Commerce (ICC), a maior organização empresarial do mundo, com mais de 45 milhões de empresas de 100 países. Com sede em Paris e comitês nacionais em mais de 90 países, a ICC atua como a voz das empresas nas Nações Unidas, da Organização Mundial de Comércio (OMC) e no G-20, influenciando no desenvolvimento de políticas, na criação de regras e no estabelecimento de padrões universalmente utilizados no comércio internacional.


Mais informações, acesse o site.

 

 

Ouça e leia também

 

O que podemos esperar do futuro da alimentação?

 

O que a poluição que você respira causa no seu corpo?

 

Entenda os termos mais usados nos assuntos socioambientais

 

Podcast: Brasileiros montam Ford Ranger 95 totalmente elétrica

 

aaff9772134b835e6f58b28aee7310a6

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%