Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frio no Sul e Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Desde o final da semana passada, o cobertor voltou a ser destaque, neste frio fora de época em áreas do Sul e Sudeste do Brasil. Uma massa de ar seco de origem polar derrubou a temperatura e os ventos frios ainda vão continuar influenciando boa parte destas Regiões nos próximos dias. 

 

Sul

 

Nesta quarta-feira, a temperatura fica baixa em todo o Sul. A madrugada será fria nas serras gaúcha e catarinense. Mesmo assim, o sol aparece em quase toda a Região. No leste de Santa Catarina e do Paraná, a umidade que os ventos trazem do mar favorecem a formação de nuvens. Em Curitiba, a chuva acontece de forma fraca e em Florianópolis, a chuva cai moderada a qualquer hora do dia nestas capitais. Em Porto Alegre, a chuva será rápida.   

 

 

 

Risco de geada

 

Durante a semana, os ventos frios da massa polar ainda atuam sobre o Sul. A ausência de nuvens vai favorecer com que a temperatura caia de forma rápida e acentuada ao longo da noite e na madrugada. Por isso, entre quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de novembro, há risco de geada fraca nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Veja a indicação no mapa abaixo. 

 

frioSul0410

Modelo GFS

 

Sudeste

 

Os ventos frios também chegaram ao Sudeste do Brasil. Nesta quarta-feira, o frio será sentido, no sul e leste de São Paulo, sul de Minas, zona da mata mineira e no Rio De Janeiro. As madrugadas são frias nos trechos de serra. Nestas áreas, ainda há expectativa de chuva. 

 

Na capital paulista, o amanhecer será frio, mas o sol aparece e chove rápido. Na cidade do Rio de Janeiro, chove de fraco a moderada intensidade a qualquer hora. No interior fluminense, a chuva cai forte. O excesso de nuvens, a chuva e o vento frio deixam a temperatura baixa, nas áreas de serra entre São Paulo, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro 

 

No Espírito Santo e em Minas Gerais, as áreas de instabilidade se espalham e o tempo fica mais carregado e instável nesta quarta-feira. Chove a qualquer hora do dia  O risco de temporal é alto no norte mineiro.  

 

Quando o frio diminui ?

 

A partir do fim de semana, a tendência é que o ar frio perca força no Sul e Sudeste, principalmente nas áreas de serra. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, outro fator importante a ser ressaltado para estes próximos dias é o retorno dos nevoeiros. Há condição favorável para a formação deste fnômeno, especialmente na faixa leste destas Regiões também por conta da ausência de nebulosidade significativa, pouco vento e do resfriamento noturno 

 

Leia também:  Safra de café robusta no mundo deve atingir 74 milhões de sacas

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias