Oferecido por
Nebulosidade sobre o Brasil
Uma frente fria se afasta do litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo e grandes áreas de instabilidade continuam espalhando nuvens carregadas por quase todo o Brasil.
Durante esta quinta-feira, 19 de novembro, uma área de baixa pressão atmosférica reforça essas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste. Além disso, a circulação ciclônica de ventos, em aproximadamente 5000 m de altitude, ajuda a formar mais nuvens carregadas sobre o Sudeste, o Sul e o Centro-oeste do país.
O ar úmido e quente está espalhado sobre o Brasil e colabora para manter essas nuvens de chuva por quase todo país.
Previsão do tempo para 19 novembro 2020 - quinta-feira
Esta quinta-feira, 19 de novembro, é mais um dia de alerta para chuva forte em muitos estados brasileiros e de todas as regiões do país.
As únicas áreas do Brasil que não terão chuva são: o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Também ficam sem chuva nesta quinta-feira Sergipe, Alagoas, o agreste de Pernambuco, o interior da Paraíba, todo o Rio Grande do Norte e o centro-leste do Ceará.
As condições para chuva nesta quinta-feira são muito altas em todas as outras regiões do Brasil. Mas, a maioria das áreas dos estados da Região Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste terão alguns períodos com a presença do sol, mas sempre entre muitas nuvens.
Grandes volumes de chuva são esperados para o centro-sul do Piauí, o litoral de São Paulo, a parte paulista do Vale do Paraíba, o estado do Rio de Janeiro, o Sul de Minas e a Zona da Mata Mineira.
A região da Grande São Paulo, de Sorocaba, o Sul do estado de São Paulo e o leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, passam esta quinta-feira com predomínio de céu nublado, chuva a qualquer hora, com risco de chuva moderada a forte.
Entre as capitais brasileiras, só não há previsão de chuva para Aracaju, Maceió e Natal.
Todas as capitais das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte estão sujeitas a chuva de forte intensidade.
Alertas meteorológicos para hoje
Situação é de perigo para chuva forte e volumosa, com alto potencial para alagamento na região de Tucuruí (PA), no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no Sul de Minas, na Zona da Mata mineira, no estado do Rio de Janeiro, na região de Campinas (SP), Serra da Mantiqueira (SP), Vale do Paraíba (SP) e o litoral paulista.
Ficam em alerta para temporais isolados a região de Teresina, o sertão de Pernambuco, o centro-oeste e norte, o Tocantins, Goiás, o distrito federal, todo centro Norte Leste de Mato Grosso e também o sul e oeste de Rondônia, o estado do Acre, a região de Manaus e todo centro oeste-sul e leste do Pará.
Também fica em alerta para temporais isolados na madrugada e manhã o centro norte e o sul do estado de São Paulo, além da região de Sorocaba e da Grande São Paulo.
O sul, o centro-oeste e o norte do Amazonas, o estado de Roraima ou Amapá o centro norte de Rondônia, o sul da Bahia, o litoral e o norte do Espírito Santo, o leste do Paraná, o sul e o leste de Santa Catarina e todo o centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul ficam em atenção para o risco de chuva moderada a forte, raios e fortes rajadas de vento.