Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva volumosa em várias áreas do Brasil nesta quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

A circulação de ventos sobre a América do Sul está organizando a ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Brasil. Esse é um sistema meteorológico típico do verão e provoca muita chuva em áreas do Norte, do Centro-Oeste e também do Sudeste do país.

 

As áreas de instabilidade associadas com a ZCAS podem ser percebidas pelas nuvens carregadas que se espalham sobre o Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio De Janeiro e se juntam com uma frente fria que está sobre o oceano próximo à costa do Rio de Janeiro. 

 

Uma massa de ar seco deixa parte de Mato Grosso do Sul, do Sul do Brasil e parte de São Paulo com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.

 

mapa-previsao-0912

 

Previsão do tempo para 9/12/2020 - quarta-feira

Por causa da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, o tempo fica muito instável nesta quarta-feira na maioria das áreas do Brasil.

 

A previsão é de muita nebulosidade, com tempo instável e muitas pancadas de chuva sobre todos os estados da Região Norte, na faixa norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal , Minas Gerais, Rio de janeiro, Espírito Santo, e também no centro-norte e leste do estado de São Paulo.  Confira alerta para chuva volumosa em vários estados

 

Nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, a chuva da ZCAS  é volumosa e pode causar problemas para a população.

 

Também tem previsão de muitas pancadas de chuva, mas com períodos de sol sobre o centro-oeste e sul da Bahia, no sul e norte do Piauí, incluindo Teresina, e também sobre o Maranhão. Chove de forma passageira no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte.

 

No Sul do Brasil, algumas pancadas de chuva podem acontecer sobre o centro-leste do Paraná e de Santa Catarina, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis , e também na região da serra gaúcha e catarinense. Mas a chuva no Sul do Brasil não deve causar problemas.

 

Nas outras áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul e também do Nordeste, o tempo fica firme nesta quarta-feira, com sol e alguma nebulosidade, mas sem condições para chuva.

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

Essa quarta-feira, 9 de dezembro, é com alerta para temporal no na região Serrana e no Norte/Noroeste fluminenses, na região do Médio Paraíba no estado do Rio de janeiro, na Grande Belo Horizonte, no centro-oeste,  no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no centro-sul e leste do Pará e também na região de Belém, no sudeste do Amazonas e em Rondônia.

 

Ficam em atenção por causa do risco de chuva moderada a forte, raios e fortes rajadas de vento, a faixa norte de Mato Grosso do Sul, o norte de São Paulo, a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte paulista, o Grande Rio e o Litoral Sul Fluminense, o Espírito Santo e as regiões do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. 

 

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte e ventos fortes o oeste da Bahia, o sul do Piauí e o estado do Maranhão.

 

O sertão do Nordeste e também o centro-sul, o oeste de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná ficam em atenção nesta quarta-feira por causa do ar bastante seco, pois os níveis de umidade relativa do ar podem ficar um pouco abaixo dos 30%.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias