Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS ainda provoca muita chuva sobre o Brasil nesta sexta-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

ZCAS no Natal de 2020

5 min de leitura

Oferecido por

As áreas de instabilidade da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda estão ativas sobre o Brasil. Depois de muita chuva sobre o estado do Rio De Janeiro, nas últimas 24 horas a chuva caiu forte ainda em vários locais de Minas Gerais, de Goiás, do estado do Pará e também do Espírito Santo e em áreas do Maranhão.

 

Pela medição do Cemaden, no dia 24 de dezembro de 2020 em apenas 6 horas choveu 112 mm na região de Bacabal, no estado do Maranhão. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro foram 102 mm acumulados em 6 horas.

 

A região de Redenção, no Pará, acumulou cerca de 93 mm em pouco mais de 6 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

A ZCAS continua produzindo muita chuva sobre o Brasil nesta sexta-feira, 25 de dezembro.

 

mapa-previsao-2512

 

Previsão do tempo para 25/12/2020 sexta-feira

 

O ar seco ainda predomina sobre a Região Sul do Brasil mantendo o tempo firme em quase toda a região. O dia de Natal é com bastante sol no Sul do Brasil.

O litoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí ainda ficam com bastante nebulosidade. Chove fraco no litoral do Paraná. Algumas pancadas podem acontecer a partir da tarde no oeste gaúcho.

 

Dia de sol, calor e sem chuva no oeste e sudoeste de São Paulo. As outras áreas do estado de São Paulo podem ter algumas pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

O sol predomina nesta sexta-feira também no extremo norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Mas em todas as outras áreas de Minas, do estado do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo, a previsão é de tempo instável, com muitas nuvens e várias pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade. Ainda há risco de chuva forte para grande Belo Horizonte.

 

Na região Centro-Oeste do Brasil, o tempo segue muito instável com pancadas de chuva frequentes e risco de chuva forte sobre o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

Há risco de chuva forte para as capitais Brasília, Goiânia e também em Cuiabá. Dia de sol, calor e sem chuva em todo o centro-leste, sul e oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande.

 

Tempo instável com muitas nuvens e pancadas de chuva na região norte e em praticamente todo Nordeste do Brasil. Há risco de fortes pancadas de chuva em todos os estados da região Norte e também sobre o Maranhão e Piauí. Na região Nordeste não deve chover no Vale do São Francisco e no centro-sul da Bahia. Tempo seco também ,no Rio Grande do Norte, no centro-oeste da Paraíba e de Pernambuco.

 

Alertas meteorológicos para sexta-feira

O dia de Natal, 25 de dezembro de 2020, é com alerta para chuvas moderadas a fortes e temporais em muitos estados brasileiros.

 

Sexta-feira de alerta para temporais em Rondônia, no sul e leste do Pará, no centro-sul do Maranhão, no norte e oeste do Tocantins, no centro-norte e leste do Maranhão no Distrito Federal, no centro-oeste e leste de Goiás.

 

A região do Triângulo Mineiro, do Sul de Minas, a Zona da Mata mineira e também da região Serrana do estado do Rio, o  Norte Fluminense e a região dos Lagos, no litoral do estado do Rio,  também estão em alerta nesta sexta-feira para temporais e chuva volumosa.

 

Os estados de Sergipe e Alagoas, a região do Recôncavo Baiano e o litoral norte da Bahia ficam em atenção para chuva moderada e rajadas de vento moderadas.

Alerta para temporais no noroeste do Pará e também em Roraima.

 

Atenção para chuva moderada a forte raios e fortes rajadas de vento sobre o oeste e sul de Mato Grosso, no sul de Goiás, no norte do estado de São Paulo e na região do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo. Também ficam em atenção para chuva moderada a forte o Acre, Amazonas o centro- norte e o oeste do Pará, o norte do Maranhão o estado do Piauí o centro- leste do Tocantins.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias