Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão do tempo para o Natal 2020 no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

14 min de leitura

Oferecido por

A Zona de convergência do Atlântico Sul voltou a se organizar sobre o Brasil. As áreas de instabilidade da ZCAS vão provocar muita chuva no Natal de 2020 em vários estados das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e também em algumas áreas do Nordeste. O ar seco vai predominar sobre a Região Sul do Brasil.

 

Confira agora a previsão para o Natal e o fim de semana em cada Região do país.

 

Região Sul

Para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a previsão é de um dia de sol e tempo seco, somente com algumas nuvens em quase toda a Região Sul do Brasil. O litoral do Paraná fica nublado e com chuva fraca. A região da Grande Curitiba tem uma véspera natalina nublada e com temperatura baixa para essa época do ano, podendo garoar.

 

Pode chover rapidamente na serra gaúcha e catarinense e também no sul e leste de Santa Catarina,  incluindo Florianópolis, mas não há risco de temporais.

 

Para o dia de Natal, 25 de dezembro, a previsão é de bastante sol no Sul do Brasil. Apenas a região de Curitiba, o litoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí terão muitas nuvens, mas o sol aparece. Ainda pode chover no litoral do Paraná. Há risco de pancadas de chuva a partir da tarde na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Dia de sol em Porto Alegre.

 

Durante o fim de semana, a Região Sul terá sol e temperaturas em elevação, mas volta a chover. No sábado, 26 de dezembro, as pancadas de chuva retornam a partir da tarde no leste do Paraná, no Vale do Itajaí, no leste de Santa Catarina e também na serra gaúcha e catarinense e na região de Bagé, no sul do Rio Grande do Sul.

 

Para o domingo, 27 de dezembro, tem previsão de pancadas de chuva sobre o Paraná, no sul e leste de Santa Catarina e no vale do Itajaí. No litoral do Rio Grande do Sul pode chover rapidamente.

 

 

Região Sudeste

As condições do tempo para o Natal de 2020 são bastante preocupantes na Região Sudeste do Brasil por causa do excesso de chuva em muitas áreas da Região.

Para o dia 24, véspera de Natal, a previsão é de tempo firme com bastante sol e até calor apenas no centro-oeste e sudoeste do estado de São Paulo. O litoral paulista tem mais um dia com céu nublado e chuva fraca. A Grande São Paulo tem muita nebulosidade, períodos com sol, temperatura amena e pode chuviscar à tarde e à noite. Na região de Campinas, de São Carlos e no Norte do estado, a previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que pode ser forte. 

 

A situação é de alerta para chuva de forte intensidade e volumosa, que pode causar problemas como deslizamento, enxurradas e enchentes no estado do Rio De Janeiro, em todo o centro-oeste e sul de Minas Gerais, incluindo a região da Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata mineira e a região Serrana do Rio de janeiro.  

 

Há risco de chuva forte também para o sul do Espírito Santo. Para Vitória e para o centro Norte capixaba, e também no norte e leste de Minas Gerais, incluindo Vale do Rio Doce, a previsão é de chuva a qualquer hora, com moderada a forte intensidade, com períodos de sol.

 

Para o dia de Natal, 25 de dezembro, a previsão é quase a mesma do dia 24. O tempo fica firme sem previsão de chuva no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no oeste e no sul do estado de São Paulo. A Grande São Paulo tem períodos com sol e muita nebulosidade e à tarde pode chover um pouco. 

 

Para a Grande Belo Horizonte, região metropolitana do Rio de Janeiro, para a Grande Vitória e as outras áreas de São Paulo, de Minas, do estado do Rio e do Espírito Santo, a previsão é de que o tempo fique muito instável no dia de Natal, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva de forte intensidade.

 

Durante o fim de semana, as áreas de instabilidade na Região Sudeste enfraquecem, o que vai permitir maiores períodos com sol. Mesmo assim, as pancadas de chuva ainda serão frequentes à tarde e à noite. Volta a chover também no estado de São Paulo. 

 

As quatro capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória podem ter chuva moderada a forte durante o fim de semana.

 

 

Região Centro-Oeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul atua sobre grande parte do Centro-Oeste do Brasil neste Natal mantendo as condições de chuva para maioria das áreas da Região.

O menor risco de chuva durante o Natal é para o Mato Grosso do Sul.

 

Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o estado de Mato Grosso do Sul terá bastante sol, mas tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite em Campo Grande em quase todo o estado. Só não deve chover nas áreas de divisa com o Paraná e com São Paulo.

 

Já para o Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a previsão é de muita instabilidade, com pancadas de chuva frequentes, risco de raios. Alerta para temporais!

 

Para o dia 25 de dezembro, a previsão é de sol forte em Mato Grosso do Sul, com algumas pancadas de chuva a partir da tarde no oeste e no norte do estado. Não deve chover na região de Campo Grande no dia de Natal.

 

No sul de Goiás e também em Cuiabá e no sul de Mato Grosso ocorrem em períodos com sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e podem ser moderadas a fortes.

 

Já para as outras áreas de Mato Grosso, em Goiânia e nas outras áreas de Goiás e no Distrito Federal, o dia de Natal será com tempo instável, com chuva frequente, muita nebulosidade e alerta para chuva forte e volumosa.

 

 

Região Nordeste

Neste Natal, as condições do tempo na Região Nordeste do Brasil serão determinadas pela presença de um VCAN  - Vórtice Ciclônico de Altos Níveis

 

Para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a previsão é de sol e tempo firme no litoral da Bahia, inclusive em Salvador, em todo o Recôncavo Baiano, na Chapada Diamantina e na região de Vitória da Conquista. Tempo firme também, com bastante sol em Natal e em todo o Rio Grande do Norte e na região de João Pessoa e em toda Paraíba.

 

Para os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, incluindo as capitais Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, Teresina e São Luís e também no centro-oeste e norte da Bahia, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva no dia 24 de dezembro. Alerta para temporais no Maranhão.

 

Para o dia 25 de dezembro, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva em quase todo o Nordeste. Há risco de chuva forte no Maranhão e no sul do Piauí. O tempo fica seco, com predomínio de sol, no Vale do São Francisco e no centro-sul da Bahia, incluindo a região de Ilhéus, de Porto Seguro e de Vitória da Conquista, e também no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Agreste de Pernambuco.

 

Entre as capitais, o dia de Natal deve ser com predomínio de sol em Natal e em João Pessoa. Há condições para pancadas de chuva em Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Fortaleza, Teresina e em São Luís. 

 

Para o fim de semana, a previsão é de diminuição de instabilidade sobre o Nordeste.

Para o sábado, 26 de dezembro, a previsão já é de períodos com sol forte em todos os estados, mas ainda com condições para pancadas de chuva em quase todas as regiões nordestinas. Pode chover forte no Maranhão. O tempo fica seco, sem previsão de chuva no interior dos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas e de Sergipe e também no extremo nordeste da Bahia. 

 

Há condições para pancadas de chuva em todas as capitais do Nordeste no dia 26 de dezembro.

 

Já para o domingo, 27 de dezembro, a previsão é de sol forte e tempo seco em quase toda a Região Nordeste do Brasil. A previsão é de algumas pancadas de chuva a partir da tarde no extremo sul do Piauí e do Maranhão e no oeste da Bahia. O sul da Bahia, o litoral leste do Nordeste, do sul da Bahia até Natal, e também na região da Zona da Mata e do Agreste, há condições para algumas pancadas de chuva no domingo, mas com fraca a moderada intensidade. 

 

Entre as capitais, há condições para pancadas de chuva no domingo em Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e em Natal, mas o sol aparece o dia todo. O domingo será com tempo firme, sem chuva, em Fortaleza, em Teresina e em São Luís.

 

 

Região Norte

O Natal de 2020 será com tempo bastante instável em toda a Região Norte do Brasil. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam bastante chuva em alguns estados.

 

Para a véspera de Natal, 24 de dezembro, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva no Amazonas, Acre, em quase todas as áreas de Rondônia, no centro-norte e oeste do Pará e no Amapá. No oeste do Acre e do Amazonas, no sul e leste do Pará e no Tocantins, a véspera natalina será com muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

 

Entre as capitais, as pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. Já em Boa Vista e em Palmas pode chover a qualquer hora. Alerta para temporais na Região Norte.

 

Para o dia de Natal,  25 de dezembro, a previsão também é de pancadas de chuva e muita nebulosidade em praticamente toda a Região Norte do Brasil. No Acre, no Amazonas, em Roraima, no Amapá e no norte do Pará, incluindo as capitais Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus e Rio Branco, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde ou à noite. Já no Tocantins, em Rondônia, incluindo as capitais Porto Velho e Palmas, e em todo o centro-sul, leste e oeste do Pará, o dia de Natal é com chuva a qualquer hora. Alerta para chuva forte em toda a Região Norte.

 

O fim de semana também será com tempo instável e risco de chuva forte em toda a Região Norte do Brasil.

 

As capitais Palmas, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco e Porto Velho também terão um fim de semana com pancadas de chuvas frequentes e risco de chuva forte. 

 

No sábado, dia 26 de dezembro, a chuva deve ser a mais frequente e volumosa no oeste e sul do Pará,  no Tocantins, em Rondônia, na região de Rio Branco, em Roraima e no leste do Amazonas. Períodos com sol e pancadas de chuva nas outras áreas da Região Norte do Brasil.

 

Durante o domingo, 27 de dezembro, a chuva será mais frequente e há risco de chuva forte no sul do Amazonas, Acre e em Rondônia. Nas demais áreas da Região Norte, o domingo terá maiores períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde à noite.

Todas as capitais da Região Norte estão sujeitas a pancadas de chuva durante o domingo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias