Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria traz chuva para o Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: André C - Porto Alegre - RS

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: André C - Porto Alegre - RS

 

Uma frente fria está se deslocando pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (31) e já ajudou a formar nuvens carregadas sobre Santa Catarina. Além da frente fria, a circulação de ventos entre a baixa e a média atmosfera está favorecendo a formação de nuvens pesadas também sobre o Paraná.

 

2020 termina com temporais

 

O ano de 2020 foi marcado por muitos problemas decorrentes da falta de chuva sobre o Sul do Brasil. Porém, o ano vai terminar com tempo instável e chuva na maior parte da Região.

 

Até a noite desta quinta-feira, temporais ainda devem atingir praticamente todas as áreas do Paraná e em parte de Santa Catarina. As rajadas de vento já atingiram quase 70 km/h entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná no começo da tarde. O alerta é para temporais no centro-leste de Santa Catarina e em todo o estado do Paraná, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba.

 

Já no Rio Grande do Sul o tempo fica mais aberto. Em Porto Alegre e nas outras regiões gaúchas, não chove mais hoje, mas pode ventar com moderada intensidade em áreas do litoral e da região serrana, com rajadas de até 50 km/h.

 

Alerta para temporais no centro-sul do Brasil nos próximos dias

 

Maré alta e alagamentos em SC 

 

De acordo com informações da Epagri-Ciram, entre quinta-feira (31/12) e sábado (02/01) há risco de alagamentos e/ou estreitamento da faixa de areia nas praias devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pela combinação da influência da lua cheia (maré de sizígia), vento do quadrante sul e, no sábado, com agitação marítima entre 2,5 e 3,0m.

 

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – Centro-Sul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Cabe salientar que os alagamentos começam algumas horas antes e se estendem por algumas horas após os horários de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.

 

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1, em litoral on line e maregrama no site do Ciram:

 

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Epagri.

 

tabelaepagri

 

Leia também: Previsão do tempo para a virada para 2021 nas capitais e praias 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias