Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chove forte no centro-norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

São Luis (MA), por Allison Pires: chuva à vista

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Luis (MA), por Allison Pires

 

Nebulosidade sobre o Brasil 

 

As áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul espalham nuvens carregadas sobre grande parte do Nordeste, em quase todo o Sudeste e o Centro-Oeste do país e também em grande parte da Região Norte. As nuvens carregadas provocam fortes pancadas de chuva.

 

A Região Sul do Brasil e também o Mato Grosso do Sul e quase todo o estado de São Paulo estão sob a influência de uma massa de ar seco, que inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. O ar seco também predomina sobre Roraima.

 

 

mapa-previsao-1902

 

Previsão do tempo para 19/2/2021- sexta-feira

Para esta sexta-feira, 19 de fevereiro, a previsão é de sol forte e tempo seco, sem condições para chuva, em praticamente toda a Região Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e no centro-oeste do estado de São Paulo. Pode chover rapidamente no litoral de Santa Catarina e do Paraná.

 

No norte e no leste do estado de São Paulo, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, no sul e oeste de Mato Grosso, a previsão é de sol e calor, com pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 

Sol forte em Roraima e no extremo noroeste do Amazonas. Sexta-feira com sol e sem chuva também no nordeste da Bahia, interior de Sergipe, em Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, Rio Grande do Norte e no interior do Ceará.

 

As demais regiões do Brasil ficam dentro das áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul. Por isso o céu fica com muitas nuvens o dia todo e ocorrem várias pancadas de chuva, a qualquer hora do dia, que podem ser fortes e há risco de raios.

 

Alertas para esta sexta 19/2/2021

 

Esta sexta-feira é com alerta para temporais na região Serrana e no Norte/Noroeste do estado do Rio De Janeiro, no Espírito Santo, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira, em todo centro-norte e leste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiânia e no centro-norte de Goiás e no centro-norte e leste de Mato Grosso.

 

Alerta para temporais também sobre o oeste da Bahia no extremo sul do Piauí e do Maranhão, no Tocantins, em todo o Sul do Pará, no sul do Amazonas, Rio Branco e leste do Acre e em Rondônia. A região de Belém e o litoral do Pará,  Macapá e leste do Amapá também ficam em alerta para temporais nesta sexta-feira.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes, no Grande Rio e centro-sul do Rio de Janeiro, no litoral norte Vale do Paraíba, em São Paulo, no sul de Minas, no sul de de Goiás e de Mato Grosso. 

 

Atenção também para chuva moderada a forte e raios no oeste do Acre, na região de Manaus e no todo centro-oeste do Amazonas, no centro-norte do Pará, interior do Amapá, em praticamente todas as áreas do Maranhão e do Piauí, no norte centro Sul da Bahia.

 

Atenção para o ar muito seco, com o nível de umidade do ar entre 20% e 30% em Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias