Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Manaus está tendo o março mais chuvoso desde 2014

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Manaus (AM)/iStock

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Manaus (AM)/iStock

#fotografeotempo

 

O estado do Amazonas foi um dos locais onde mais choveu no Brasil durante o mês de março. Na capital Manaus, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o total acumulado entre o dia primeiro e 9 horas da manhã do dia 25 de março foi de 469,8 mm. A média normal de chuva para o mês de março é de 300 mm. Manaus está tendo o março mais chuvoso desde 2014, quando caíram aproximadamente 528 mm sobre a capital amazonense, de acordo com o INMET.

 

A Região Norte do Brasil foi a única a ter influência do fenômeno La Niña durante o verão de 2021 e também neste início de outono. Este fenômeno, que é o resfriamento anormal da porção central e leste das águas do oceano Pacífico Equatorial, tem o efeito de aumentar a chuva sobre a região norte do Brasil.

 

 

O estado do Amazonas foi um dos locais onde mais choveu no Brasil durante o mês de março.

 

O fenômeno La Niña está enfraquecendo e sua influência sobre a Região Norte vai decrescer cada vez mais nas próximas semanas.

 

Os últimos dias do mês de março serão com muitas pancadas de chuva em quase toda a Região Norte do Brasil. 

 

Mais chuva no fim de março

As áreas ao norte do Amazonas e do Pará, o Amapá devem ter as pancadas de chuva mais frequentes e volumosas. Assim, até o final de março, as capitais Manaus, Belém e Macapá ainda estarão sujeitas a chuva de forte intensidade.

 

Em Macapá, o volume de chuva acumulado em 25 dias neste mês de março foi de 483,8 mm, estando ligeiramente superior à média histórica para março que é de 408 mm aproximadamente. Essas medições são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Em Belém, capital do Pará, o volume de chuva em março, até 9 horas do dia 25, estava em 345,9 mm, ainda abaixo da média histórica que é de 450mm.

 

As áreas ao sul e leste no Tocantins devem ter pouca ou nenhuma chuva nos últimos dias de março de 2021.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias