Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Novo ciclone subtropical poderá se formar na costa brasileira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Os meteorologistas estão atentos a uma nova área de baixa pressão atmosférica que começa a se desenvolver na costa de São Paulo. A simulação de vários modelos atmosféricos concordam que esta baixa pressão atmosférica vai se intensificar, podendo atingir características de um ciclone subtropical. O sistema deve estar completamente formado na próxima segunda-feira, 19 de abril.


A Marinha do Brasil já emitiu um aviso de acompanhamento desse sistema. Se esta baixa pressão atmosférica evoluir até uma tempestade subtropical nos próximos dias, deverá ser batizada com o nome de Potira, seguindo a sequência de nomes determinados pela Marinha do Brasil para sistemas meteorológicos especiais que se formem em águas brasileiras.

 

O último desses sistemas foi Oquira, em 28 de dezembro de 2020, que chegou a ser classificado como tempestade subtropical. Independentemente desta baixa pressão atmosférica evoluir ou não para uma tempestade subtropical, o sistema vai provocar ventos moderados a fortes sobre o oceano, deixando o mar agitado em parte da costa do Sudeste e também do Sul do Brasil.


Uma das preocupações é a injeção de umidade que o vento desta baixa pressão poderá causar em áreas como o Vale do Itajaí, o litoral norte de Santa Catarina, o litoral do Paraná e também o litoral sul de São Paulo, estimulando a formação de nuvens muito carregadas. As áreas citadas acima ficam em atenção para grandes volumes de chuva nos próximos dias, que poderão causar transtornos para a população.

 

A Climatempo está atenta para a evolução da área de baixa pressão atmosférica. Os meteorologistas vão atualizar as informações para manter a população bem informada nos próximos dias. Fique ligado!

 

 

Sistemas especiais são nomeados pela Marinha do Brasil

Sistemas meteorológicos especiais que se formam sobre a costa brasileira são monitorados e eventualmente nomeados pela Marinha do Brasil.

 

Em 2018, a Marinha atualizou a lista de nomes para possíveis ciclones que se formem na costa brasileira, que são nomes indígenas. A nova lista passou a ter 15 nomes e a anterior tinha 10 nomes.

 

Confira a lista completa com a época e local de formação dos sistemas nomeados até agora. 

 

 1 - Arani (tempo furioso) - março 2011 - RJ/ES

 2 - Bapo (chocalho) - fevereiro 2015 - SP

 3 - Cari (homem branco) - março 2015 - SC

 4 - Deni (tribo indígena) - novembro 2016 - RJ

 5 - Eçaí (olho pequeno) - dezembro 2016 - SC

 6 - Guará (lobo do cerrado) - dezembro 2017 - ES/BA

 7 - Iba (ruim) - março 2019 - BA

 8 - Jaguar (lobo) - maio 2019 - RJ

 9 - Kurumí (menino) - janeiro de 2020 - ES/RJ

 10 - Mani (deusa indígena) - final de outubro de 2020 - ES/RJ

 11 - Oquira (broto de folhagem) - dezembro 2020 - RS

 12 - Potira (flor) 

 13 - Raoni (grande guerreiro)

 14 - Ubá (canoa indígena)

 15 - Yakecan (o som do céu)

 


Veja mais informações:

Ciclone influencia Sul e Sudeste

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias