Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo seco predomina no Brasil, mesmo com avanço de frente fria

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Paramirim (BA), por Flávio Santos

6 min de leitura

Oferecido por

Foto: Paramirim (BA), por Flávio Santos

 

Nebulosidade sobre o Brasil

As nuvens de uma nova frente fria se espalham entre o Mato Grosso do Sul, o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, e também pelo litoral da Região Sul do Brasil. No decorrer desta quarta-feira, 12 de maio, as áreas de instabilidade desta frente fria vão avançar sobre parte do estado de São Paulo.

 

O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e também sobre São Paulo fazendo a temperatura baixar. Nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar seco predomina dificultando a formação de grandes nuvens. Essa massa de ar seco está ganhando força pelo interior do Nordeste,  onde a nebulosidade também está diminuindo.

 

Nuvens carregadas continuam crescendo na costa norte do Nordeste e também sobre várias áreas da Região Norte do Brasil, sobre o Tocantins, no centro-sul do Pará e sobre Rondônia.

 

mapa-previsao-1205

 

Previsão do tempo para 12/5/2021- quarta-feira

  

Quarta-feira fria no Rio Grande do Sul e há condições para geada na Campanha gaúcha ao amanhecer. O sol aparece forte em todo o Rio Grande do Sul, mas ainda pode chover um pouco pela manhã na região serrana.

Na região de Foz do Iguaçu, no centro-oeste e sul de Santa Catarina, também pode chover um pouco na madrugada e pela manhã, mas depois o tempo vai secando e o sol aparece. Nas outras áreas de Santa Catarina e sobre o Paraná, o tempo fica instável, com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora. Alerta para chuva volumosa na grande Curitiba e no leste do Paraná e também na região de Florianópolis.

 

Uma frente fria faz a nebulosidade aumentar sobre São Paulo e há condições para chuva no centro, sul e leste do Estado, incluindo a grande São Paulo. Alerta para chuva volumosa no litoral paulista. Na capital paulista e na Baixada Santista só deve chover a partir da tarde.

 

Nas demais áreas da Região Sudeste o sol aparece forte e faz calor. Há condições para pancadas de chuva à noite em algumas áreas do Grande Rio, inclusive na cidade do Rio De Janeiro. O sol e o calor predominam na maior parte do dia no estado do Rio de Janeiro e também no Espírito Santo e em Minas Gerais.

 

Uma frente fria provoca muita nebulosidade sobre o centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Pode chover um fraco no sul do estado. A temperatura cai no estado com a entrada de ar frio. A fronteira de Mato Grosso com a Bolívia também sente a entrada do ar frio e tem queda de temperatura. As demais áreas do Centro-Oeste têm sol forte.

.

Quase todo Nordeste tem uma quarta-feira com muito sol. Atenção para pancadas de chuva em Sergipe e Alagoas, no leste de Pernambuco, da Paraíba, no Rio Grande do Norte e na faixa litorânea do Ceará ao Maranhão.

 

Na Região Norte do Brasil, sol e tempo seco em quase todo o Tocantins. Chove apenas no extremo norte do estado. Tempo seco também no sul de Rondônia. Em todas as outras áreas da Região Norte, o tempo permanece instável com muitas pancadas de chuva e períodos com solo.

 

Alertas meteorológicos para 12/5/2021

 

Alerta para temporais no litoral norte de  Santa Catarina, no Vale do Itajaí, no centro-leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, no sul e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios no centro-norte do Paraná, na região de Florianópolis, na região de Campinas e no Vale do Paraíba, regiões do estado de São Paulo.

 

Alerta para temporais em Roraima, no Amapá, no norte do Pará e no norte do Amazonas. As capitais Boa Vista, Macapá, Manaus e Belém estão sujeitas a pancadas de chuva de forte intensidade.

 

Atenção para chuva moderada a forte e raios no centro-sul e oeste do Amazonas, Acre, norte de Rondônia, no oeste e centro-norte do Pará.

 

Alerta para temporais na faixa litorânea entre o Maranhão e o Ceará e também entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Aa capitais São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa e estão sujeitos a temporais.

 

Atenção para chuva moderada a forte no leste de Pernambuco, incluindo Recife.

Alerta para chuva forte e volumosa em Maceió e no litoral de Sergipe.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias