Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar seco deixa muitas áreas do Brasil em alerta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Faxinal (SC) dos Guedes por Graciela Casanova kunrath

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Faxinal dos Guedes (SC) por Graciela Casanova Kunrath

 

Nebulosidade sobre o Brasil

A nebulosidade de chuva sobre o Brasil está concentrada sobre a Região Norte, na parte norte do Nordeste e pelo litoral nordestino.

 

O ar seco predomina sobre o país e inibe o crescimento de grandes nuvens sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sobre a Bahia, no sertão, em Rondônia e sobre quase todo o Tocantins.

 

Uma extensa faixa de nuvens altas passa sobre o Tocantins e sobre a divisa entre e Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, mas este tipo de nebulosidade é basicamente formada por pequeninos cristais de gelo e não provoca nenhum tipo de precipitação.

 

mapa-previsao-1905

 

 

Previsão do tempo para 19/5/2021 -quarta-feira

 

Dia de sol e frio na Região Sul. O ar frio de origem polar que atua sobre a região deixa a noite e o amanhecer frios, mas com o predomínio de sol ao longo do dia, a temperatura se eleva e fica agradável à tarde . Há condições para geada ao amanhecer na região da Campanha Gaúcha, nas áreas de serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.

 

Quarta-feira também com muito sol e pouca nebulosidade nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. A faixa litorânea tem períodos com muitas nuvens pela manhã, mas não chove. 

 

Nuvens altas passam sobre o norte de Minas Gerais e podem esconder o sol, ou deixar o céu opaco por um tempo, mas não provocam chuva..

 

O sol e o tempo seco predominam sobre a Bahia e pelo interior do Nordeste.  Há previsão de pancadas de chuva para o Maranhão, no centro-norte do Piauí, incluindo Teresina, no centro-norte do Ceará, no litoral, Zona da Mata e Agreste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe.

 

A maioria das áreas da Região Norte do Brasil continua com  muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios. O tempo fica seco e o sol predomina  em Rondônia, no sul do Pará, em quase todo o Tocantins, onde chove somente no norte do estado

 

Alertas meteorológicos para 19/5/2021

 

Atenção para o mar agitado na costa sul do Brasil Ainda não há alerta para ressaca.

Alerta para temporais no noroeste do Pará, no Amapá, em Roraima e no norte do Amazonas.. As capitais Macapá, Manaus e Boa Vista ficam sujeitas a temporais.

 

Atenção para chuva moderada a forte e com raios sobre o centro do Amazonas, nas região de Santarém e na ilha de Marajó.

 

Atenção: há condições para geada na serra de Santa Catarina, na serra do Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha.

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia, em todo o centro-oeste de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Tocantins, em Mato Grosso do Sul e  no sul e centro-leste de Mato Grosso, no centro-oeste da Bahia, no centro-oeste e norte de São Paulo, no oeste e norte do Paraná e no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul..

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias