Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nova e intensa massa de ar polar chega ao BR no fim de maio

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A massa de seco de origem polar vai enfraquecer nos próximos dias no centro-sul do Brasil, mas após a passagem de uma frente fria no fim da semana, uma nova massa de ar polar ainda mais intensa vai chegar ao Brasil. Essa promete ser a mais intensa de 2021, até o momento.

 

Maio termina com frio intenso e primeiros dias de junho serão gelados

A massa de ar polar começa a entrar no Brasil no domingo, 30 de maio, já provocando queda de temperatura. Porém, é entre terça e quarta-feira que o frio deve ser mais intenso,  pois o centro da massa de ar polar(que é a região mais fria), estará sobre o Sul do Brasil, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a subsidência do ar.

 

A Região Sul será a mais influenciada pelo sistema, mas o frio será o destaque em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Novos recordes serão batidos e novos eventos de geada também serão observados em amplas áreas do Sul, sul de Mato Grosso do Sul e até em áreas do sul de São Paulo e Serra da Mantiqueira. Confira a animação:

 

picasion.com_6e1612edb1faa0f436a630c2990cc6ac

 

Você sabe o que é geada?

 

No Sul, as temperaturas voltam a ficar negativas durante as madrugadas, com mínimas previstas em torno de -4°C nos pontos mais altos, como por exemplo São Joaquim, em Santa Catarina. Nas capitais da Região, novos recordes serão registrados. 

 

No Sudeste o frio deve ser semelhante ao desta semana. Vai esfriar no sul de Minas, em todo o estado de São Paulo e no Rio De Janeiro. As capitais São Paulo e Rio de Janeiro estão sujeitas a novos recordes também. Atualmente, a menor temperatura de São Paulo é de 11,1°C e no Rio de Janeiro 14,4°C.

 

picasion.com_15d20e87ac3229aedacb3604268c37dc

 

A partir de quinta-feira, 3 de junho, a tendência é que a massa de ar polar se afaste, portanto as temperaturas entram em gradativa elevação no fim da semana. 

 

Continue atento nas atualizações ao longo dos próximos dias!

 

Veja também:

Mudanças de temperatura expõem aos riscos de infecções

 

 

+ mais notícias