Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva aumenta no centro-sul do Brasil nesta quinta-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Nesta quinta-feira (10), as áreas de instabilidade que já atuam no centro-sul do Brasil serão reforçadas pelo avanço de uma grande frente fria. Com a passagem do sistema, mais nuvens carregadas conseguem se formar e o risco para temporais aumenta.


Sul


Na Região Sul do Brasil, as pancadas de chuva continuam acontecendo a qualquer hora, e o predomínio ainda será de céu encoberto. O risco para temporais é maior especialmente no Rio Grande do Sul, norte do Paraná e no estado de Santa Catarina, onde a chuva volumosa já provocou diversos transtornos.

 

Risco de deslizamentos é alto na faixa leste de Santa Catarina


Com a influência de ventos marítimos, o mar permanece muito agitado entre a costa do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com risco de ressaca entre o litoral norte gaúcho e a região de Florianópolis - nessas localidades, as rajadas de vento ainda serão intensas e podem chegar a 60km/h. O tempo fica firme apenas nas áreas gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai, inclusive na região de Pelotas. 


Até o fim da semana, as áreas de instabilidade irão perder força sobre o Sul do Brasil. Após o avanço de uma frente fria, a entrada de uma massa de ar frio de origem polar de forte intensidade irá derrubar as temperaturas. No fim de semana de Dia dos Namorados, o risco para geada será alto em amplas áreas da Região.

 

Dia dos namorados terá frio e geada no Sul do Brasil


São Paulo


Em São Paulo, o avanço da frente fria e a circulação dos ventos também irão contribuir para a manutenção das áreas de instabilidade no estado. A situação mais preocupante fica sobre parte do oeste paulista, inclusive entre Bauru e Presidente Prudente, onde a chuva frequente e volumosa pode causar transtornos. 


Na região da Grande São Paulo, em Sorocaba e na Baixada Santista, a quinta-feira até começa com alguns períodos de sol, mas com o avanço das nuvens carregadas, há risco para chuva forte já no início da tarde. No litoral norte, Vale do Paraíba e demais áreas do estado, chove de forma isolada no fim do dia.


Condições de chuva aumentam no Sudeste nos próximos dias


Na sexta-feira (11), algumas áreas de instabilidade ainda podem provocar chuva em parte do norte e leste paulista, mas o fim de semana já será de tempo firme em grande parte do estado. Com a atuação de uma massa de ar frio, as temperaturas vão cair bastante.

 

Mato Grosso do Sul


Em Mato Grosso do Sul, as áreas de instabilidade se espalham mais e provocam chuva generalizada nesta quinta-feira. Há potencial para temporais especialmente no oeste e sul do estado, inclusive entre Corumbá e Ponta Porã. Em Campo Grande, a chuva pode ocorrer com moderada a forte intensidade, intercalando breves períodos de melhoria. 


No norte sul-mato-grossense, inclusive nas áreas de divisa com Mato Grosso e Goiás, o dia ainda vai começar abafado e com bastante sol, mas a partir da tarde podem ocorrer pancadas de chuva isoladas. Há risco de raios.


A partir de sexta-feira (11), as instabilidades mais pesadas já vão ter perdido força em Mato Grosso do Sul. No fim de semana, o tempo fica firme no estado, com temperaturas mais amenas especialmente na metade sul.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias