Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outono termina com muita chuva no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Porto Alegre (RS), por André C.

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Porto Alegre/RS por André C.

 

Os últimos dias do outono serão marcados por bastante chuva no Sul do Brasil. Entre quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de junho, a circulação de ventos vai deixar o tempo instável principalmente em parte do Paraná e no leste catarinense, mas sem risco de temporais. No entanto, fortes áreas de instabilidade vão ganhar força na Região neste fim de semana. 


No sábado (19), um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma no Paraguai irá avançar em direção ao Sul do Brasil. Além disso, uma mudança na direção dos ventos nos médios níveis da atmosfera também vai favorecer a formação de muita instabilidade na Região. A previsão é de temporais e chuva muito volumosa especialmente no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul e leste do Paraná, inclusive nas capitais Curitiba e Florianópolis. Na região de Porto Alegre, a chuva também ocorre em vários momentos, mas intercalando maiores períodos de melhora.


Já no domingo (20), último dia do outono, o sistema de baixa pressão atmosférica irá se afastar da Região Sul pelo mar e, com isso, as instabilidades mais pesadas já perdem força na maioria das áreas. No entanto, por causa da circulação de ventos, ainda há risco de chuva forte no leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive em Florianópolis e Porto Alegre. Nas demais áreas, a nebulosidade permanece elevada, mas já não chove.


Inverno começa frio na Região Sul


O inverno começa oficialmente na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, à 0h32 (horário de Brasília). A passagem de uma frente fria irá marcar os primeiros dias da nova estação na Região Sul, que terá queda significativa de temperaturas e até geada!


De acordo com os meteorologistas da Climatempo, os modelos meteorológicos indicam a passagem de duas a três frentes frias pela costa da Região Sul entre os dias 21 e 28 de junho. A primeira delas deve avançar pelo litoral entre os dias 21 e 22 de junho, bem no início do inverno.


Após a passagem da primeira frente fria, o avanço de uma massa de ar frio de origem polar de forte intensidade provocará frio intenso sobre os três estados do Sul, que têm alto risco para geada. Depois, outras duas massas de ar frio também devem entrar na Região e manter o frio persistente. 


Por enquanto, o frio mais intenso está sendo esperado em torno do dia 28 de junho, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

 

Leia também: Copa América: veja como fica o tempo nos jogos do Brasil

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias