Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva aumenta na costa leste do Nordeste neste domingo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Neste domingo (20), último dia do outono, uma grande massa de ar seco cobre maior parte do Brasil, enquanto um ciclone extratropical atua sobre a costa Sul e Sudeste, deixando ainda muitas nuvens e fluxo intenso de umidade sobre o leste catarinense. Uma frente fria em dissipação persiste sobre costa leste do Nordeste, principalmente entre o Recôncavo Baiano até o leste da Paraíba. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical está afastada da costa norte do país, mas as áreas de instabilidade continuam ativas sobre o estado de Roraima e Amazonas.

 

mapa-previsao-2006


Condições do tempo para o dia


Neste domingo, a previsão é de muitas nuvens com chuva principalmente pela manhã no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nas demais áreas do Sul, dia de muitas nuvens (apenas o oeste gaúcho fica com tempo mais aberto). 


A atuação de um ciclone extratropical entre a costa do Sul e Sudeste deixa muita nebulosidade também sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul e áreas do oeste, sul e leste paulista incluindo a Região Metropolitana de São Paulo. No sul do Rio De Janeiro, a previsão é de pancadas de chuva principalmente a partir da tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo fica firme, sem previsão de chuva.
 
No Nordeste, toda a faixa leste da região fica sujeita a chuva, sendo que entre o litoral de Sergipe e de Alagoas, a previsão é de tempo fechado, com chuva persistente ao longo do dia. Muitas nuvens na região do Recôncavo Baiano e chuva a qualquer hora, assim como no leste de Pernambuco e litoral da Paraíba. 
 

Mesmo com a Zona de Convergência Intertropical afastada da costa, o norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão ficam sujeitos a pancadas de chuva ao longo do dia, assim como no norte e oeste do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre. Áreas do oeste do Amazonas fica com muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora do dia. 


Alertas e riscos meteorológicos para 20/06/2021


Ficam em alerta neste domingo para chuva persistente, que pode acumular volumes significativos na faixa litorânea de Sergipe e Alagoas e o noroeste do Amazonas. Atenção para rajadas de vento e mar agitado na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

O ar segue bastante seco no Tocantins, Goiás, oeste da Bahia e de Minas Gerais, onde a umidade relativa do ar fica inferior a 30% por várias horas seguidas durante o dia. 

 

 

O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira, dia 21 de junho, à 00h32 (horário de Brasília).

 

Leia também: Outono termina com ventania no Sudeste

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias