Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia vira noite com passagem de temporal sobre o RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: nuvens negras de tempestade sobre Caxias do Sul (RS), por Climaaovivo

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: nuvens negras de tempestade sobre Caxias do Sul (RS), por Climaaovivo

 

A formação de uma nova frente fria e de um forte e ciclone extratropical espalhou nuvens muito carregadas sobre os estados da Região Sul do Brasil, que provocaram ventania e grandes volumes de chuva em parte dos dias 23 e 24 de junho de 2021. A população do Sul do Brasil deve ficar atenta para mais temporais, ventania e frio intenso nos últimos dias de junho de 2021.

 

 

Sul do BR continua em alerta nos próximos dias

 

Durante esta sexta-feira, 25 de junho, as áreas de instabilidade enfraquecem no Sul do Brasil, com o afastamento da frente fria para alto-mar. Mesmo assim, ainda há previsão de chuva, em geral com até moderada intensidade, nas áreas e o norte/nordeste do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina e também no oeste, centro-sul e leste do Paraná.

 

Ainda há risco de temporal nesta sexta-feira, 25, para o Noroeste do RS, Meio-Oeste de SC, Oeste e Sul do PR

 

Pode chover nas capitais Curitiba e Florianópolis, mas o sol já predomina em Porto Alegre. O ar frio de origem polar atua com força sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantendo a temperatura baixa.

 

Atenção: fique atento às informações meteorológicas da Climatempo para os próximos dias. Uma forte frente fria vai chegar ao Sul do Brasil no último fim de semana de junho, trazendo frio intenso, com potencial para geada ampla e até de forte intensidade. Existe até uma possibilidade de queda de neve.

 

 

Dia vira noite em Caxias do Sul (RS)

 

As nuvens de tempestade começaram a invadir a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina nesta última quarta-feira, 23 de junho, mas já na manhã desta quinta-feira, 24, as fortes pancadas de chuva ocorriam em locais de Santa Catarina e também do oeste do Paraná.

 

Câmeras do Climaaovivo registraram o momento em que o dia virou noite na região de Caxias do Sul, cidade da Serra gaúcha, na manhã de 24/6/2021

 

 

 

 

Nesse outro vídeo vemos uma nuvem de tempestade avançando sobre a região de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. Entre 9 horas e 11h30 da manhã desta quinta-feira, 24,, o aeroporto local registrou sucessivas rajadas de vento entre 48 km/h por hora e 66 km/h. O temporal desabou sobre o local por volta das 10h30 da manhã, fazendo com que a visibilidade no aeroporto baixasse de ótima para apenas 1300 m em cerca de 15 minutos

 

 

 

Ventania

 

Confira as rajadas de vento acima de 70 km por hora, registradas pelo Instituto Nacional de meteorologia, entre 15 horas do dia 23 e 15 horas de 24 de junho de 2021

 

Soledade (RS): 97 km/h

Teutônia (RS): 81 km/h

Uruguaiana (RS): 80  km/h

Quaraí (RS): 75 km/h

Canela (RS):72 km/h

São Vicente do sul (RS): 71 km/h

 

Durante a manhã desta quinta-feira, 24 de junho, várias cidades no interior de Santa Catarina e também no oeste do Paraná registraram rajadas de vento entre 60 km/h e 68 km/h.

 

Participe! Climatempo organiza debate sobre mudança climática

 

Volumes de chuva
 

Como já vinha sendo esperado, os volumes de chuva mais elevados foram registrados nas áreas do centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Cidades gaúchas próximas das fronteiras com Uruguai com a Argentina acumularam de 70 a mais de 100 mm no período de 24 horas. Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a climatologia de precipitação para o centro-sul e sudoeste gaúcho indica volumes de chuva entre aproximadamente 90mm e 150 mm. 

 

Confira os volumes de chuva acumulados em 24 horas, entre aproximadamente 16 horas do dia 23 e 16 horas do dia 24 de junho de 2021, pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

 

Alegrete/ Ibirapuitã 112,6 mm

Itaqui/ Centro:96,2 mm

Rosário do Sul/ Serra do Caverá: 87,8 MM

Dom Pedrito/ São Gregório: 81mm

Quaraí/ Vila José Carlos: 74,2 mm

Santa Maria/ Camobi: 69,6 mm

Jaguarão/ Pindorama: 67mm

 

No período entre 15 horas do dia 23 e 15 horas do dia 24 de junho de 2021, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 84,4 mm em Santa Vitória do Palmar,  71,8 mm em São Vicente do Sul, e 68,8 mm em São Gabriel.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias