Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tem mungunzá e canjica na festa de São João

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: badeirinhas de São João em São Paulo (SP), por André C.

3 min de leitura

Oferecido por

Se fosse um ano normal, as festas juninas, com as bandeirinhas coloridas penduradas, a dança de quadrilha, fogueira e as comidas típicas estariam acontecendo por todo o Brasil nesta época. Em junho, os católicos celebram três santos:  Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Hoje é dia 24 de junho e é dia de dar vivas para São João!


Por causa da festa de São João, muita gente estaria viajando para encontrar familiares e amigos, especialmente se fosse do Nordeste. Para a população do Nordeste, a festa de São João tem um significado mais importante do que as festas de Natal e Ano Novo. É na comemoração do São João que se reúne a família e os amigos para uma grande festa com fogueira e as comidas típicas juninas, muitas delas baseadas no milho, porque a colheita já foi feita. Dia de São João é dia de festa e de feriado no Nordeste. Muitas repartições públicas e comércios, em vários estados, adotam o feriado.


Mas, como no ano passado, este ano ainda não vai dar para fazer as grandiosas festas juninas, as quermesses,  por causa da pandemia de Covid-19. Mas dá para enfeitar a casa e juntar a família em torno de uma mesa cheia de comidas deliciosas desta época.


Saiba com fica o tempo no Brasil no dia de São João. 

 


Qual o nome da comida? 

 

Depende em qual Região do país você mora. O Brasil é imenso e sua culinária é rica, saborosa e diversificada. Você sabia que muitas comidas recebem nomes diferentes quando se muda de uma Região para outra?  Como estamos em junho, selecionamos 5 exemplos de comidas típicas das festas juninas que recebem nomes diferentes no Nordeste e no Sudeste.

 

Confira o infográfico e quando pandemia terminar, e você quiser curtir um “forró no arraiá” de Campina Grande ou de Caruaru, não vai pedir a comida errada. Qual o nome destas comidas na sua Região? E viva São João!!

 

 

Comidas juninas típicas têm diferentes nomes no Sudeste e no Nordeste

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias