Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sexta-feira de tempo seco na maior parte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Paula Soares - São Paulo/SP

 

Os ventos que sopram do oceano aumentam a concentração de umidade no leste do Nordeste. Muita nebulosidade se forma desde o Espírito Santo até a Paraíba. No decorrer do dia, as nuvens ficam mais carregadas no litoral da Bahia e de Pernambuco. No Norte, as nuvens mais pesadas crescem sobre Roraima, norte do Pará e Amapá.

 

Na maior parte do Brasil,  a semana termina com pouquíssima nebulosidade por causa da umidade relativa do ar muito baixa. A recente passagem do ar frio polar deixou o ar mais seco. A nebulosidade aumenta um pouco durante o dia no litoral do Paraná e de São Paulo,  mas sem previsão de chuva.

 

mapa-previsao-2307

 

 

Previsão para sexta-feira - 23/07/2021

 

Uma massa de ar frio segue perdendo força sobre o Brasil nesta sexta-feira e a temperatura está em elevação no centro-sul do país, depois de vários dias congelantes. Na sexta-feira de manhã ainda há chance de geada no sul do Paraná. 

 

O grande destaque agora passa a ser o tempo seco na maior parte do Brasil. Por causa da umidade do ar muito baixa, quase todo o país passa o dia com pouca ou nenhuma nebulosidade e sem condições para chuva.

 

O sol brilha forte em todo o Sul, no Centro-Oeste, em praticamente todo o Sudeste e também na maioria das áreas do Norte e do Nordeste do país.

 

Níveis de umidade relativa muito baixos, entre 20% e 30% devem ser observados por várias horas consecutivas em muitas áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, em estados como o Tocantins, o sul do Pará e Rondônia. Há risco de algumas cidades registrarem umidade relativa do ar abaixo dos 12%, o que é estado de emergência. 

 

Além de prejudicar a saúde humana, principalmente de pessoas que já tem problemas respiratórios, a secura do ar aumenta o risco de incêndio nas matas e agrava a situação das queimadas. A umidade no solo fica cada vez mais baixa, prejudicando alguns produtores rurais.

 

Chuva mesmo, apenas em parte do Norte e do Nordeste do Brasil. O grande fluxo de umidade que sopra do oceano mantém a condição de chuva em todo o leste nordestino, principalmente no litoral entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. A chuva é mais frequente na região de Salvador, no litoral norte baiano e no litoral de Pernambuco.

 

No Norte ainda há condição de chuva  sobre o Amapá e em Roraima, no norte do Pará e no centro-norte e oeste do Amazonas.

 

Alertas meteorológicos para 23/7/2021

 

Geada no sul do PR. Situação de alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 11 e 20% no centro-sul e leste de MT, em MS, no centro, sul e oeste de GO, oeste do TO, centro-oeste e norte de SP, Triângulo Mineiro e noroeste do PR.

 

Atenção para o ar seco, com umidade relativa do ar entre 21% e dos 30% no oeste e noroeste do RS, centro-oeste de SC, quase todo o interior do PR, sul e leste de SP, sul, centro-oeste de MG, oeste da BA, centro-sul do PI e do MA, sul, centro-leste e norte do TO, sul do PA, norte do MT e RO.

 

Atenção para chuva moderada na região metropolitana de Salvador. Chuva moderada/forte com raios  e rajadas de vento no litoral do MA, norte do PA, AP, norte do AM e RR. Ventos de até 60km/h no Nordeste, com exceção do MA.

 

Leia também: Aumentou a chance de neve e até mesmo no Sudeste!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias