Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Calor em Cuiabá

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

    Foto: iStock

     

    A partir desta segunda semana de agosto o cenário muda e o Centro-Oeste brasileiro bem como Rondônia e o Acre passam a encarar altas temperaturas por mais de quinze dias consecutivos, tempo seco e uma longa estiagem.

     

    Nova onda de calor atinge o Brasil na próxima semana

     

    A presença de um sistema de alta pressão atmosférica segue impedindo a formação de nuvens carregadas na Região; O céu claro praticamente sem nuvens compromete diretamente a umidade relativa do ar que pode ficar abaixo dos 20% na região Centro-Oeste e abaixo de 10% no estado de Mato Grosso.

     

    Além disso, este sistema permite grandes amplitudes térmicas, ou seja, manhãs com temperaturas amenas e tardes muito ensolaradas e quentes. Em Cuiabá a temperatura entre a próxima quarta-feira (11) até praticamente o final do mês ficará em torno dos 40 °C! E o pior, não há previsão de chuva na capital mato-grossense neste mês.

     

    Agosto é um dos meses mais secos do ano, chove em média apenas 22mm. A Climatologia da temperatura máxima é alta, de 34, C e esse mês devemos ter valores acima da média. Em 2020, a média das temperaturas máximas em Cuiabá foi de 36, 8 °C!

     

    As altas temperaturas, com atmosfera e solo secos impulsionam o aumento no número de focos de queimadas.

     

    Em setembro as chuvas retornam gradativamente, mas, ainda bem irregulares e sem grandes volumes. A previsão é de mais um mês com temperatura média beirando os 40 °C em Cuiabá. A situação melhora com a entrada da primavera e aumento de nuvens de chuva.

     

     

     

    Leia também: Um tempo especial para o seu pai

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias