Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sexta-feira de alerta para temporais na maior parte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Foto: iStock

 

 

As áreas de instabilidade associadas a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera provocaram muita chuva em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Confira abaixo os maiores volumes de chuva registrados no Brasil em 24 horas. Os dados são do Cemaden.

 

Ponta Porã (MS) - 103,4mm

Rio Verde (GO) - 65,4mm

Campo Grande (MS) - 65mm

Baliza (GO) - 58.8mm

Querência do Norte (PR) - 55,6mm

Umuarama (PR) - 55,3mm

Rio Verde (GO) - 55,2mm

 

Nesta sexta-feira (15), as áreas de instabilidade se espalham mais pelo centro-sul do país e provocam temporais frequentes em toda a Região Sul e nos estados de São Paulo, Rio De Janeiro e no centro-sul dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. À tarde, também chove forte na região da Grande Belo Horizonte, em Mato Grosso e até em áreas de Goiás e do Distrito Federal.

 

PERIGO: Sul do Brasil terá tempo severo nesta sexta-feira


Frente fria aumenta instabilidade no fim de semana

 

Ao longo do fim de semana, a formação e passagem de uma nova frente fria pela costa das regiões Sul e Sudeste irá reforçar ainda mais as instabilidades que já estarão atuando no centro-sul do Brasil. Com isso, a expectativa é de tempo muito instável, com redução nas temperaturas e chuva persistente, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, centro-sul de Minas Gerais e de Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.

 

Segundo informações da meteorologista da Climatempo Aline Tochio, como várias dessas localidades já registraram chuva intensa nos últimos dias, não se pode descartar o risco de alguns alagamentos, deslizamentos e até transbordamentos. “Além dos temporais, raios e fortes rajadas de vento também serão observadas”, afirma.


Confira abaixo o mapa de distribuição da chuva no país nos próximos dias.

 

c121f6ee-93f8-49c2-bdbf-5caf8d12288d

 

Até a próxima segunda-feira (18), a instabilidade continuará muito ativa em grande parte do país. Acompanhe o site da Climatempo para novas atualizações.

 

Leia também: Chuva extrema bate recorde em Vitória

+ mais notícias