Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana será marcada por chuva volumosa no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

O avanço de uma frente fria e uma mudança na circulação dos ventos, vem provocando a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil esta semana. A força e a persistência da chuva estão causando transtornos em várias localidades, e ainda vem chuva por ai. Confira! 

 

Entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (19),  os maiores acumulados do Brasil aconteceram sobre os estados de Minas Gerias e Espírito Santo, o que causou muitos transtornos, inclusive nas capitais Belo Horizonte e Vitória

 

Em Belo Horizonte, algumas ruas foram interditadas para evitar áreas mais propícias a alagamentos. Entre ontem, segunda-feira (18) e esta terça, de acordo com os pluviômetros do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - o acumulado foi de 77mm; na estação do INMET (Cercadinho) - Instituto Nacional de Meteorologia - o acumulado registrado foi de 51mm, o que representa praticamente metade de toda a chuva esperada para o mês. 

 

No Espírito Santo choveu de forma intermitente e a capital do estado registrou 63,9mm, ou seja, 52,3% da chuva do mês em 24h. Em 19 dias, Vitória já acumulou quase o dobro da chuva esperada para todo o mês de Outubro, um desvio positivo de 91,6% da média do mês, de acordo com o Cemaden. A cidade já registra diversos pontos de alagamento, complicações no trânsito e há risco para transbordamento de córregos. 

 

O alerta da Climatempo para o risco de alagamentos, transbordamentos, deslizamentos, além de queda de árvores durante a chuva continua!

 

Nesta quarta-feira (20) a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica na altura da costa do Espírito Santo irá reforçar as áreas de instabilidade na Região Sudeste. Com isso, a previsão ainda é de temporais generalizados especialmente no estado capixaba e em grande parte de Minas Gerais, onde o risco para transtornos é eminente. 

 

Confira no mapa abaixo a previsão de chuva para quarta-feira (em milímetros).

 

Sem título111111111

Acumulado de chuva para 20/10/2021

 

O tempo chuvoso também persiste no Rio De Janeiro e no leste paulista, inclusive nas capitais. No interior de São Paulo, a tendência volta a ser de sol e pouca chuva.

 

Atenção: Alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra no RJ

 

 

Instabilidade começa a perder força na quinta-feira!

 

Apenas na quinta-feira (21) é que as instabilidades mais pesadas começam a se dissipar no Sudeste. Mesmo assim, ainda há previsão de chuva fraca a moderada no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maioria das áreas mineiras.

 

Na sexta-feira (22), o sol volta a predominar em praticamente toda a Região, e as pancadas serão muito isoladas, apenas no período da tarde.

 

 

Fique ligado em nosso site para novas atualizações!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias