Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS e frente fria provocam chuva no BR nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Sapé (RS), por Grazi Camargo

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Sapé (RS), por Grazi Camargo

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

A grande quantidade de nuvens que é observada por quase todo o Nordeste, sobre parte Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil é das áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este sistema se organizou sobre o centro-norte do Brasil e vai provocar bastante chuva nos próximos dias.

 

Outras nuvens carregadas avançam da Argentina para o Sul do Brasil e Paraguai, associadas a uma nova frente fria. Nesta sexta-feira, esta frente fria aumenta a nebulosidade e as condições para chuva em Mato Grosso do Sul.

 

 

Previsão do tempo para 05/11/2021 - sexta-feira

 

Pancadas de chuva e raios podem ocorrer em quase todos os estados brasileiros nesta sexta-feira, 5 de novembro.

 

A chegada de uma frente fria aumenta a nebulosidade sobre o Sul do Brasil. O sol aparece por várias horas e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Períodos com sol e muitas nuvens no litoral do PR, no Vale do Itajaí e no litoral de SC.

 

Na Região Sudeste, o sol predomina o dia todo no norte, centro, sul e leste de SP, no Triângulo Mineiro e no litoral do RJ. O litoral do ES tem períodos com sol e muitas nuvens. Sexta-feira com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite em MG, no interior do RJ e do ES.

 

O sol predomina também no litoral do RJ e do ES, no interior do CE, do RN, da PB, de PE e no centro-norte de AL.

 

condições para pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, em todas as regiões do Centro-Oeste e do Norte e na maioria das áreas do Nordeste do Brasil. Além da chuva, também tem previsão de períodos com sol nestas regiões.

 

Atenção para muita chuva na Bahia. O tempo fica chuvoso em Salvador e no Recôncavo Baiano. 

 

Sol e chuva rápida na faixa litorânea entre o CE e AL. O tempo fica seco no interior do CE, do RN, da PB e no agreste de PE

 

Há risco de chuva forte também nas capitais Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco e Palmas.

 

 

 

Alertas meteorológicos para 05/11/2021 -sexta-feira

  

Alerta para temporais no centro-oeste de MS, no sul e oeste de MT, no sul do AM, no AC, em RO, no leste do TO, na BA, no centro-sul  do PI 

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no norte na faixa central do AM, no sul e oeste do PA, no centro-sul do MA e do PI, em SE, no norte de MG, no centro, oeste e norte de GO, no centro, leste e norte de MT, no centro, sul de MS, no oeste do PR, de SC e do RS.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias