Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil com chuva volumosa e temperaturas amenas nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

IStock_chuva_tempestade_temporal

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

Uma área de baixa pressão nas camadas mais baixas da atmosfera e a circulação de ventos nas camadas mais altas estão favorecendo a formação de nuvens muito carregadas em parte do centro-norte do Brasil. Ao longo desta terça-feira (09) e da quarta-feira (10), há alto risco de temporais no norte de Mato Grosso e de Goiás, no centro-oeste da Bahia, no centro-sul do Piauí, no Tocantins, no Maranhão e no Pará.

 

Nova ZCAS se configura

Além disso, ao longo desta terça-feira (09), a Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) vai se configurar sobre o Brasil e vai atuar até o final da semana entre o Sudeste e o Norte do País. Com isso, nos próximos dias, a chuva será frequente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, além do norte de Mato Grosso do Sul e sul do Pará e do Tocantins. Nessas áreas, os volumes acumulados até sexta-feira (12) ficam entre 80 e 120mm de forma geral, mas pontuais entre 120 e 150mm podem ser observados.

 

A Climatempo alerta para o risco de chuva forte e volumosa, com raios e eventuais rajadas de vento. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e até deslizamento de terra.

 

O que é a ZCAS e como este sistema se forma?

 

download (14)

 

 

Com o tempo fechado e a chuva frequente, as temperaturas não vão subir muito, de forma geral. Vários municípios terão temperaturas abaixo dos padrões para este período do ano.

 

Invernada pode trazer prejuízos em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte

 

A previsão é de invernada de aproximadamente dez dias em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, com isso os trabalhos de campo podem enfrentar dificuldade neste período. Outro destaque é o aumento na chance de aparecimento de doenças, como a ferrugem asiática na soja, por exemplo. Os produtores deve ficar atento ao longo das próximas semanas. No Agroclima você confere informações atualizadas!

 

Veja também:

Saiba os impactos do La Niña no clima do BR em novembro

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias