Oferecido por
Fonte: IStock
O mês de novembro terminou com vários temporais espalhados pelo Brasil, que foram causados pela instabilidade na baixa e média atmosfera. Além disso, com a formação de uma nova ZCAS sobre o país, a tendência é de volumes bastante elevados de chuva no centro-norte brasileiro ao longo dos próximos dias. Os primeiros dias de dezembro seguem em alerta em muitos estados do país.
Chuva provoca alagamentos e outros transtornos no Espírito Santo
Entre quarta e quinta-feira, uma frente fria avança na costa do Sudeste e este sistema chega ao sul da Bahia no fim da quinta-feira. Toda a convergência de umidade associadas à ZCAS vai fazer com que novos temporais aconteçam entre o centro-norte de Minas e o centro-sul e oeste da Bahia.
Belo Horizonte
Belo Horizonte fica em alerta para tempestades nesta quarta. Inclusive, novembro fechou chuva perto da média histórica para o mês. O volume ficou em 235,3mm, sendo que a média para novembro é de 239,8mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Na quinta, não há mais condições para temporais, mas ainda continua chovendo. Até o fim da semana há previsão para pancadas de chuva sobre a capital mineira.
Na Bahia, o pior da chuva vai se concentrar entre sexta e sábado, mesmo assim, os demais dias também podem ter temporais. O tempo continua bastante carregado nos primeiros dias de dezembro. Há condições para grandes volumes acumulados que podem acarretar em transtornos para a população.
No domingo que as condições para tempestades tendem a diminuir no centro-oeste e sul da Bahia e no centro-norte de Minas Gerais.