Oferecido por
Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehn
Belo Horizonte experimentou um frio atípico esta semana. A capital mineira teve a menor temperatura na madrugada, para um dia de dezembro, em 36 anos e a tarde mais fria para dezembro em 28 anos.
Madrugada gelada
Na quinta-feira, 9 de dezembro, a temperatura mínima foi de apenas 14,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica de Santo Agostinho, que funciona sem parar desde 1910. Esta foi a menor temperatura na capital mineira, para uma madrugada de dezembro, em 36 anos, desde 6/12/1985, quando a mínima foi de 13,5°C
Tarde fria
Na tarde do dia 8 de dezembro, a temperatura máxima foi de apenas 20°C, que é um valor muito baixo para os padrões climáticos de dezembro em Belo Horizonte. Foi a tarde mais fria em dezembro em 28 anos, desde 23/12/1993, quando a máxima foi de 18,7°C.
Entenda o motivo das baixas temperaturas
As baixas temperaturas podem ser explicadas pelo excesso de nebulosidade e chuva dos últimos dias, mas também da presença de ar frio de origem polar, mais forte do que o normal para esta época do ano. O fenômeno La Niña (quando o oceano Pacífico Equatorial centro-leste fica mais frio do que o normal) vem sendo responsável pela passagem mais frequente de frentes frias pela costa do Sudeste. Além disso, várias frentes frias estão chegando do Brasil com mais força do que o normal para dezembro.
Fim de semana de sol em Belo Horizonte
Belo Horizonte vai completar 124 anos no próximo dia 12 de dezembro. O fim de semana do aniversário será com muito sol, sem previsão de chuva e com calor em grande parte do dia. Mas, a madrugada ainda será um pouco fria.
Confira as temperaturas previstas para os próximos dias em Belo Horizonte
Veja também:
Chuva provoca estragos no ES e MG e deixa vítimas na BA