Oferecido por
Foto: São Paulo/SP - IStock
Ao longo desta semana um grande corredor de umidade vai favorecer o aumento das condições de chuva sobre o Brasil. É possível que, até o fim da semana, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) se configure sobre o país. Os meteorologistas seguem acompanhando nos próximos dias.
Chuva aumenta no Sudeste, Centro-Oeste e Norte
A chuva será volumosa nos três estados do Centro-Oeste, no Distrito Federal, em São Paulo, Rio De Janeiro, Minas Gerais e sobre muitos estados da Região Norte.
A previsão é de uma sequência de dias com bastante nebulosidade e com chuva que vai e volta. Há risco de temporais, com grandes volumes acumulados até o fim da semana. Essa condição de tempo carregado envolve inclusive as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá.
Fique atento!
Com a chuva mais frequente, alguns transtornos podem acontecer ao longo da semana. Há risco de alagamentos e até deslizamentos em algumas localidades.
Chuva frequente e volumosa do Sudeste ao Norte do Brasil
A Climatempo alerta para chuva frequente, por vezes na forma de temporais (com rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e com possibilidade para queda de granizo) e com grandes volumes acumulados no Amazonas, em Rondônia, no sul do Pará, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, centro-sul e oeste de Minas Gerais, e estados do Rio De Janeiro e de São Paulo. Há previsão de acumulados entre 70 e 100mm de forma geral, podendo ficar entre 100m e 150mm no oeste de Minas, centro-sul de Goiás, sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra.
No norte de Minas, onde já choveu muito nos últimos dias, as condições para temporais são menores em relação ao centro-sul mineiro. Mesmo assim, será uma semana instável e com pancadas de chuva que ainda podem vir com forte intensidade. Permanece a situação de alerta na região.
Confira a tendência de chuva para MG e BA nos próximos dias
Leia também: Semana começa úmida e com risco de temporais no Sul do BR