Oferecido por
Foto: Jamile Cesar - Salvador - BA
Por Fabiene Casamento e Paula Soares
Salvador (BA) registrou a primavera com o maior volume de chuva dos últimos 32 anos. Com 694,4mm acumulados nesta primavera de 2021, este foi o maior valor desde 1989, quando a cidade acumulou 726,8mm na mesma estação, segundo dados da estação convencional do INMET. Vale lembrar que na primavera de 2020 choveu pouco, em torno de 239,7mm e a sua Climatologia da é de 303,3mm.
Vale lembrar que a primavera deste ano começou no dia 22/09 e foi até as primeiras horas da tarde do dia 21/12/2021.
Chuva de dezembro de 2021 na Bahia
O destaque em dezembro foi no sul da Bahia, como em Itamaraju, com 611,8mm de chuva acumulada entre os dias 01 e 20 de dezembro, causando muitos estragos. Este foi o maior volume registrado no estado e uns dos maiores pelo país neste mês. Isso representa mais do que o quádruplo da sua climatologia de dezembro, de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Acumulado de chuva em dezembro de 2021 na Bahia. Fonte: Cemaden
Previsão do tempo para os próximos dias na Bahia
Os próximos dias serão chuvosos sobre a Bahia, com riscos de temporais, inclusive em Salvador. Há condições para a formação de um corredor de umidade mais persistente que será organizado por uma frente fria, que ficará estacionada sobre a costa da Bahia no Natal. Então, até lá, muito volume de água é esperado, com mais de 250mm do oeste ao sul do estado. Atenção também no litoral e na Região Metropolitana de Salvador, com mais de 100mm previstos.
Acumulado de chuva previsto entre os dias 21/12 e 25/12/2021 no Brasil. Fonte: GFS (Global Forecast System). Previsão dia a dia.
Acumulado de chuva previsto entre os dias 21/12 e 26/12/2021 na Bahia.Fonte: WRF Weather Research and Forecasting Model
Veja também: Vídeo Saiba como se mede a chuva
Vale salientar que a frente fria se estaciona mais facilmente pela costa da Bahia, devido a influência do gradiente ou diferença da temperatura da superfície do mar, que na faixa Tropical do Atlântico Sul está mais quente que o normal e na faixa do Atlântico na altura da faixa norte do Sudeste está mais fria que o normal. Além disso, como na costa da Bahia as temperaturas estão 1°C acima da sua média, isso contribui para a maior evaporação da água do mar e consequentemente aumento do vapor d'água na atmosfera, assim quando há sistemas mais organizados na região contribuem num maior volume registrado, como ocorrerá nos próximos dias pela BA.
Anomalia da temperatura superficial do mar. Fonte: NOAA
Confira também: Verão 2022 - previsão para todas as Regiões do Brasil
Mais detalhe da previsão: Chuva volumosa persiste em MG e BA até o Natal