Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Elos do Brasil busca soluções para a produção da Amazônia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

Oferecido por

 


A Chamada Elos da Amazônia 2022 - Edição Castanha-do-Brasil e Óleos Vegetais está com inscrições abertas para sua segunda edição até 6 de fevereiro de 2022. A chamada é nacional, acontece de forma virtual e contará com vários reconhecimentos, distribuídos para dez tecnologias inovadoras, cinco de cada cadeia, que se proponham a solucionar desafios enfrentados por cadeias produtivas da Amazônia.

 

A chamada é realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, com o apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia e financiada pela Partnerships for Forests (P4F), um programa do governo do Reino Unido, e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação internacional.

 

Apesar de serem produtos amplamente conhecidos e comercializados, as cadeias da Castanha-do-Brasil e dos Óleos Vegetais ainda possuem diversos desafios a serem superados, que permeiam todas as etapas, desde a sua extração até a distribuição para o consumidor final. 

 

“Estamos atuando na promoção de iniciativas para justamente identificar os elos que já estão maduros, ajudá-los a se consolidar e sair da escala de projeto. Já existem várias iniciativas, pesquisas acadêmicas, propostas e ideias que precisam ganhar força e crescer, contribuindo para o impacto socioambiental positivo para a Amazônia”, afirma o coordenador do PPBio, Carlos Gabriel Koury.

 

Os participantes podem ser pessoas físicas ou jurídicas que atendam aos critérios estabelecidos pela chamada.  As cinco melhores soluções de cada cadeia farão parte do ciclo de formação das comunidades de bionegócios, recebendo desde apoio para preparação de projetos para receber aporte, via P&D, de até R$700 mil em recursos diretos ou serviços.

 

Informações como inscrição, edital e premiação podem ser conferidas no site.

 

 

Sobre a Primeira Edição da Chamada

 

A primeira edição da chamada Elos da Amazônia aconteceu em 2021 com o foco na cadeia de valor do Açaí. Em três semanas de inscrições, foi possível verificar que pesquisadores e empreendedores de todo o país têm ideias e soluções para os mais variados gargalos existentes na cadeia de produção.

 

Foram recebidas mais de 50 propostas de 12 estados, provenientes das cinco regiões do Brasil. As iniciativas deveriam estar relacionadas ao uso de tecnologia para a colheita e conservação do fruto, criação de novos produtos provenientes do açaí e melhoria da relação do produtor com o mercado. 

 

Após avaliação de uma banca avaliadora, quatro soluções foram reconhecidas premiadas. Entre os premiados estão três projetos do Pará e um do Rio De Janeiro. O 1º lugar ficou com a Biorrefinaria de sementes de açaí, o 2º lugar com o Café padronizado do caroço de açaí, o 3º lugar com uma Película Comestível chamada Revfood e o 4º lugar com uma debulhadora automatizada sustentável.

 

Para mais informações sobre a primeira edição, consulte o site. 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias