Oferecido por
Foto: São Paulo/SP por Marcelo Pinheiro
Os primeiros dias de fevereiro estão sendo marcados por tempo bastante instável em São Paulo. A chuva já caiu com força em muitas áreas, provocando transtornos à população. Devido ao solo já encharcado e o nível dos rios e córregos bastante elevado, a Climatempo alerta para o alto risco de novos problemas, por causa da chuva volumosa prevista para os próximos dias. O litoral deve receber os maiores volumes.
Fim de semana começa quente
No sábado(05), apesar das nuvens, o sol tende a aparecer com mais força no estado e as temperaturas sobem. O estado fica em situação pré-frontal, que é quando antecede a chegada de uma nova frente fria. Nesta situação, os ventos sopram de noroeste, do interior do país, fazendo com que as temperaturas fiquem bem altas. A sensação será de abafamento e as pancadas de chuva acontecem de forma isolada, principalmente entre a tarde e a noite. Há risco de chuva forte, mas ainda é uma situação típica de verão.
O maior volume de chuva é previsto para o Vale do Paraíba e litoral norte, por causa da instabilidades que atuam em Minas Gerais.
Mudanças no tempo
No domingo, 06 de fevereiro, a influência de uma nova frente fria e a formação de uma área de baixa pressão próximo da costa de São Paulo reforça ainda mais a instabilidade. O dia será marcado por temporais no estado e os acumulados já tendem a ser bastante expressivos, principalmente nas áreas mais ao sul do estado, inclusive no Vale do Ribeira e Litoral Sul.
Entre segunda(07) e quarta-feira(09), o tempo segue bastante carregado no estado de São Paulo. Serão dias com predomínio de céu nublado, com vários períodos de chuva e temperaturas mais amenas.
Confira as máximas previstas para a Cidade de são Paulo nos próximos dias
A Grande SP, que já enfrentou muitos problemas nos últimos dias, fica em alerta para mais dias complicados. Em Franco da Rocha, a chuva volumosa dos próximos dias pode agravar a situação.
Volumes de chuva previstos entre sábado(05/02) e quarta(09/02)
Litoral SP: 150 a 300mm
Norte de SP, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira: 150 a 250 mm (com alguns pontos de 300 mm)
Grande SP: 100 a 200 mm
Demais áreas: 80 a 150 mm
Com isso, a Climatempo alerta para o alto risco de enchentes e de deslizamentos de terra. Quem trafega pelas estradas neste período deve redobrar a atenção.
Leia também: