Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sexta-feira muito instável no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Ivinhema (MS), por Valdeci Sebastião da Silva

5 min de leitura

Ivinhema (MS), por Valdeci Sebastião da Silva

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma frente fria se afasta do ES e muitas áreas de instabilidade se espalham  sobre o interior do Brasil, com nuvens carregadas que provocam fortes pancadas de chuva. 

O ar quente e úmido predomina. Áreas de baixa pressão atmosférica se intensificam no Paraguai e na costa da Região Sul estimulando o aumento da nebulosidade sobre o Sul do Brasil.

 

5 maiores temperaturas no Brasil em 3/2/2022 (Inmet)

 

Bagé (RS): 38,9°C

Campo Bom (RS): 38,6°C

São Luiz Gonzaga (RS): 37,9°C

Dom Pedrito (RS): 37,8°C

São Gabriel (RS): 37,8°C

(As temperaturas caem nesta sexta no RS com a presença de muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes)

 

5 capitais mais quentes no Brasil em  03/02/2022 (Inmet)

 

Porto Alegre (RS): 37,3°C  (maior temperatura para fevereiro desde 2020, quando fez 37,8°C em 17/2/2020)

Boa Vista (RR): 35,6°C

Teresina (PI): 34,0°C

Belém (PA): 33,8°C

João Pessoa (PB): 32,8°C

 

( O Inmet não tem dados em várias capitais)

 

Previsão do tempo para  04/02/2022 - sexta-feira

 

O tempo fica bastante instável no Brasil nesta sexta-feira. Há condições para muitas pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de raios e de fortes rajadas de vento em quase todas as Regiões do país. Os maiores períodos com sol ocorrem nos estados do Norte, do Nordeste, em MT, em GO e no DF. A maior quantidade de pancadas de chuva deve ocorrer durante a tarde e à noite

 

Atenção para muita instabilidade na Região Sul, no centro-sul de MS e no oeste de SP. Estas áreas passam esta sexta-feira com muitas nuvens e a chuva ocorre várias vezes no decorrer do dia. Há risco de raios, de chuva forte e de granizo. 

 

As demais áreas de SP, incluindo a Grande SP, o RJ, MG e ES têm períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à  tarde e à  noite.

 

As pancadas de chuva também podem ocorrer a qualquer hora e com risco de raios no litoral do MA, do PI, do CE, no litoral da PB e no litoral norte da BA, incluindo Salvador. A chuva é passageira no litoral de SE e de AL e no litoral sul da BA. 

 

O sertão e agreste de PE, o interior de SE e de AL e quase todo o interior da BA (exceto o sudoeste do estado) têm sol o dia todo e poucas nuvens. Não chove.

 

 

Alertas meteorológicos para 04/02/2022 - sexta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Belém, Macapá, São Luís, Teresina e Fortaleza 

 

Atenção para chuva moderada e raios em Salvador

 

Alerta para temporais: no interior do PR,  na serra, no centro, oeste e norte de SC, no RS (exceto no oeste e litoral do estado), no oeste/noroeste de SP, no sul e leste de MS, no interior do RJ, em MG (exceto na faixa norte na divisa com a BA), no centro-sul e oeste do ES, no leste e oeste de GO, DF, no centro-leste de MT, no norte de RO, no AM (exceto sudoeste e oeste do estado), sul de RR, no oeste e centro-norte do PA, no sul e litoral do AP, norte do MA e do PI.

 

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: oeste e litoral do RS, no sul, litoral e Vale do Itajaí, em SC, no leste do PR, no centro, sul, leste e norte de SP, sul e litoral norte do RJ, no litoral e norte do ES, no norte de MG, centro, oeste e norte de MS, centro, sul e norte de GO, MT (exceto centro-leste do estado),  RO ( exceto no norte do estado), AC, sudoeste e oeste do AM, centro de RR, centro, sul e leste do PA, interior do AP, norte do TO, centro e oeste do MA, norte do PI e centro-norte do CE

                                              

+ mais notícias