Oferecido por
Foto: iStock
Até o fim da semana a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se configurou nesta terça-feira, dia 08 de fevereiro, favorece a chegada de muita umidade no estado de Minas Gerais.
Além da ZCAS, uma frente fria que atua na costa do Sudeste, ajuda a canalizar o corredor de umidade e favorece a formação de nuvens carregadas na região.
O que é a ZCAS e como este sistema se forma?
Temporais e temperaturas amenas
Nesta quarta e quinta-feira, dias 09 e 10, há alerta de perigo nas áreas centrais, sul e leste de Minas Gerais, o que incluí a região de Belo Horizonte e Zona da Mata, onde a chuva será intensa e persistente.
Essa condição vai permanecer ao longo dos próximos dias e estão previstos fortes temporais em grande parte do estado. O predomínio será de bastante nebulosidade e por causa do céu encoberto e da chuva a qualquer hora, as temperaturas vão ficar amenas.
Pela quarta vez em 2022, BR terá influência da ZCAS
Altos volumes de chuva e transtornos
Entre esta terça-feira e o próximo sábado, dia 12, devemos ter acumulados de chuva de 120mm a 170mm no sul do estado e Vale do Rio Doce e acumulados de 150mm a 250mm na Zona da Mata e Grande Belo Horizonte.
A Climatempo alerta para o alto risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos, principalmente nas áreas mais vulneráveis.