Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Cantareira registra volume operacional acima dos 45%

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Os últimos dias do verão foram marcados por temporais bem típicos da estação sobre São Paulo e o sul de Minas Gerais. Além disso, na virada para o outono, uma nova frente fria avançou para o Sudeste, fazendo o acumulado de chuva aumentar ainda mais nestas regiões.

 

Outono 2022: Visão geral para o BR 

 

Foto: Sistema Cantareira (iStock)

 

Com a chuvarada, o Cantareira conseguiu subir de forma significativa nos últimos dias. Na atualização desta segunda, 21 de março, o volume já passava dos 45% no Cantareira. Os demais reservatórios que abastecem a Grande SP também registraram elevação neste período. Veja os dados atualizados, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo(Sabesp):

 

Captura de tela 2022-03-21 091402

 

O volume total armazenado na Região Metropolitana de São Paulo é de 59,1%, o que representa uma variação de 0,4% em relação ao dia anterior. 

 

Tendência

Mesmo com a boa notícia de aumento no nível dos reservatórios, ainda não é uma situação muito confortável. O outono começou neste domingo(20) e essa é uma estação de transição para o período mais seco do ano. Pela Climatologia, o outono já é marcado por uma grande redução de chuva no Sudeste do país. Ou seja, toda água que foi armazenada no período chuvoso(primavera/verão), começa a ser utilizada agora, já que os índices de chuva começam a diminuir

 

A média de chuva para o Cantareira em março é de 174,1mm. Até o momento, choveu 81,7mm. Mesmo com a chuvarada que trouxe problemas em muitas áreas, o Cantareira não deve terminar o mês acima de sua média.

 

Outono

A tendência para o outono de 2022 é que tenha menos chuva do que o normal em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Isso significa que até vai chover nas áreas de captação dos reservatórios, mas de uma forma geral, a estação deve ficar com chuva abaixo da média. Com isso, o Cantareira não deve registrar elevações tão expressivas como tem acontecido desde o final do verão.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias