Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais de um Derecho provocam danos em Santa Catarina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A primeira semana do outono foi marcada por muita chuva sobre grande parte do estado de Santa Catarina. Na quinta-feira, 24 de março, uma linha de instabilidade com grande extensão horizontal avançou sobre as regiões do extremo oeste, oeste e meio oeste do estado. Em apenas 3 horas, o sistema se deslocou sobre grande parte da região oeste catarinense e prosseguiu para a região do planalto sul. 

 

A chuva se intensificou na forma de temporais que provocaram quedas de muro e de  árvores, destelhamentos,  danos em tubulações, rompimento de açudes e de fornecimento de energia elétrica nestas regiões

 

Linha de instabilidade (LI) é um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam interligadas na mesma direção e ao mesmo tempo, o que aumenta seu poder de temporais. É comum termos ventania e chuva forte na passagem deste tipo de sistema. Seu tempo de atuação é de algumas horas. Muitas LI provocam mais chuva e ventania do que uma frente fria. Este tipo de configuração está associada a intensas rajadas de vento, que podem superar a casa dos 100 km/h.

 

 

A grande mancha alongada, amarela e vermelha, representa a LI

 

 

Linha de instabilidade do tipo derecho avança sobre o interior de SC em 24-3-2022

 

Confira um exemplo de uma forte LI no estado de São Paulo em 8/9/2015

 

Rajadas de vento passam dos 100 km/h em Campos Novos 

 

No município de Campos Novos, os danos associados aos temporais foram mais intensos, após as rajadas que chegaram aos 108 km/h. A sede urbana foi a mais afetada em decorrência dos ventos fortes. 

 

Vídeos que circularam pelas redes sociais mostraram cobertura de um posto de gasolina arrancada, uma grande carreta e estruturas metálicas tombadas pelo vento.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado confirmando a atuação de um Derecho (extensa linha de instabilidade em forma de arco), onde os rastros de danos podem superar 400km associados às fortes rajadas de vento, precipitação intensa, descargas elétricas atmosférica e eventual queda de granizo.

 

Tendência do tempo no fim de semana

O amanhecer ainda começa com muita nebulosidade sobre a faixa leste do estado e tem possibilidade de chuva entre a madrugada e manhã deste sábado (26). Aos poucos a chuva perde força e o sol predomina, com variação de nuvens. O interior, sul e oeste do estado voltam a ter tempo firme, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens de chuva. 

 

O destaque para o domingo (27) é o amanhecer frio sobre Santa Catarina e tem possibilidade de geada sobre a região serrana do estado. A massa de ar frio e seco segue atuando sobre todas as áreas e não há expectativa para chuva.

 

 

Chuva no BR nos próximos dias

 

Confira abaixo o acumulado de chuva para o Brasil entre 25 e 29 de março de 2022

 

transferir (1)

 

 

 

Leia também: Balanço da chuva do verão 2021/2022 nas capitais brasileiras

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias